Condenação

Ator Danny Masterson, condenado a prisão perpétua, teve pedido de fiança negado

"Tem todos os incentivos para fugir", diz a juiza do caso

Bruna Maleh

Publicado em 26/01/2024, às 18h30
Danny Masterson (Foto: Rich Fury / AP)
Danny Masterson (Foto: Rich Fury / AP)

Na última quarta-feira, 24, O ator Danny Masterson de "That 70s Show",condenado a 30 anos de prisão por estupro, teve seu pedido de fiança negado pelo juiz do Tribunal Superior de Los Angeles.

“Se a condenação e a sentença do réu forem confirmadas em recurso, ele provavelmente permanecerá sob custódia por décadas e talvez pelo resto de sua vida”, declarou a juíza Charlaine Olmedo (via Rolling Stone US).

Olmedo destacou o recente divórcio de Masterson e Bijou Phillips, ocorrido menos de duas semanas após o ator ser sentenciado a prisão perpétua por duas condenações de estupro. 

“Em luz do fato de que o réu não tem esposa para ir para casa, o réu agora tem todo o incentivo para fugir e pouca razão para retornar à prisão estadual para cumprir o restante de sua longa sentença caso seu recurso não tenha sucesso”, afirmou Charlaine.

Masterson foi inicialmente preso em 2020 por três acusações de estupro, ocorridas entre  2001 e 2003. O julgamento, concluído em novembro de 2022, terminou em um julgamento sem veredicto (Masterson enfrentou três acusações, mas o júri não chegou a um consenso sobre a terceira acusação).

Um novo julgamento ocorrido em abril de 2023, o ator foi decretado culpado de duas acusações. O veredicto veio após um mês de depoimentos de três mulheres, cujas acusações estavam ligadas ao caso, detalhando alegações de que o ator as drogou e estuprou.

Durante os julgamentos, a Igreja de Scientology foi um tópico importante, já que Masterson é membro da mesma e as três mulheres que o acusaram são ex-membros. Duas delas alegaram que a igreja as desencorajou de denunciar os crimes às autoridades, mas as acusações foram negadas pelos representantes da Igreja.

Em dezembro de 2023, três anos após sua prisão, o ator vendeu seu estoque pessoal de armas. Uma das vítimas participou da audiência após dizer um mês antes ela estava “assustada” ao saber que seu agressor tinha acesso a armas enquanto ele estava sob fiança aguardando julgamento.

“Por que ele não as entregou? Por que ele queria mantê-las por todos esses anos, apesar de uma ordem judicial e de um juiz, colocando sua fiança e liberdade em risco? Esses rifles são suficientes para tirar uma escola. Esses são rifles de assalto sérios”, disse a vítima após a audiência.