Após Donald Trump perder eleição presidencial contra Joe Biden, apoiadores do ex-presidente atacaram o Capitólio dos Estados Unidos
Conhecido por interpretar Jimmy Pesto Sr. na animação de comédia Bob's Burgers, Jay Johnston foi condenado à prisão por participar de ataque ao Capitólio dos Estados Unidos no dia 6 de janeiro de 2021, segundo informações do NBC News.
A pena que o artista de 56 anos recebeu foi de um ano e um dia de prisão federal. Preso em junho de 2023, ele se declarou culpado após obstruir policiais durante uma desordem civil. Como NBC News relatou, promotores federais buscaram uma sentença de 18 meses para Johnston e alegaram como ele passou cerca de 10 minutos no túnel oeste inferior que leva ao edifício do Capitólio e usou um escudo antimotim da polícia para fazer um muro contra a polícia.
Além disso, os promotores explicaram como o ator participou de uma ação responsável por prender e esmagar o policial Daniel Hodges contra o batente de uma porta. Segundo as autoridades, ele teria tido "conhecimento claro" da violência usada pelos manifestantes naquele dia, mas "enviou mensagens a amigos e familiares… alegando que os eventos no Capitólio dos EUA foram exagerados pela mídia e que foi uma 'armação' da polícia e da Antifa."
Não apenas isso, mas Jay Johnston ainda "zombou da participação dele no motim ao se vestir como Jacob Chansley, conhecido como 'QAnon Shaman,' em uma festa de Halloween da qual participou" dois anos após o ataque.
Em resposta, o advogado de Johnston, Stanley Woodward, alegou como o papel do cliente no ataque foi "persistentemente exagerado" e sugeriu que, "por ser um ator aclamado de Hollywood, o governo está usando o status dele para fazer uma declaração ao público".
Por fim, Woodward explicou como o artista "não conseguiu seguir com o sustento como ator após envolvimento no Capitólio em 6 de janeiro de 2021" e afirmou que ele "foi essencialmente colocado na lista negra de Hollywood."
+++LEIA MAIS: ‘Viking’ que invadiu Capitólio está há 9 dias sem comer na prisão
+++LEIA MAIS: Jon Schaffer, do Iced Earth, é suspeito de atacar policiais durante invasão no Capitólio; veja vídeo
+++LEIA MAIS: Rapper que utilizou invasão ao Capitólio como capa de disco deve ser preso
+++LEIA MAIS: Deputada norte-americana compara atos no Congresso Nacional com invasão ao Capitólio
+++LEIA MAIS: Roteirista de 'A Rede Social' trabalha em sequência focada na invasão ao Capitólio dos EUA