Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Notícias / OPINIÃO

Ator de Stranger Things compara Donald Trump a Hitler: 'Sem exagero'

Em declaração à Entertainment Weekly, Matthew Modine rebateu propaganda de Donald Trump que deturpa Nascido para Matar (1987)

Matthew Modine (Foto: Bryan Bedder/Getty Images for Shoah Foundation) e Donald Trump (Foto: Joe Raedle/Getty Images)
Matthew Modine (Foto: Bryan Bedder/Getty Images for Shoah Foundation) e Donald Trump (Foto: Joe Raedle/Getty Images)

Além de Roger Waters, Spike Lee e Lea DeLaria, Matthew Modine, intérprete de Dr. Martin Brenner na série Stranger Things, comparou Donald Trump, candidato à reeleição como presidente dos Estados Unidos, a Adolf Hitler.

O comentário do ator acontece após Trump usar imagens de Nascido para Matar (1987), estrelado por Modine, para um anúncio de campanha, responsável por elogiar os militares dos EUA, em contraste com soldados que são drag queens. "Na década de 1930, Leni Riefenstahl dirigiu os filmes de propaganda nazista Triunfo da Vontade e Olimpíadas e Mocidade Olímpica," afirmou em declaração à Entertainment Weekly.

+++LEIA MAIS: Robert De Niro critica Trump em exibição de Megalópolis: 'Ele não pode fazer nada'

"Esses dois filmes são considerados uma das propagandas mais eficazes já feitas. Riefenstahl negou qualquer conhecimento do Holocausto, invocando repetidamente a defesa 'como poderíamos saber?' Ironicamente, Trump distorceu e distorceu profundamente o poderoso filme anti-guerra de [Stanley] Kubrick, transformando-o numa ferramenta de propaganda perversa, homofóbica e manipuladora,"

Pouco antes de Riefenstahl morrer, ela reconheceu a ligação com Adolf Hitler em uma entrevista à BBC. 'Eu era um dos milhões que pensavam que Hitler tinha todas as respostas. Vimos apenas as coisas boas; não sabíamos que coisas ruins estavam por vir.'

"Não é exagero ver o reflexo de Trump na terrível figura que Hitler era. Por favor, ouçam o aviso final de Riefenstahl: '…não sabíamos o quão más as coisas iriam tornar-se.' Trump mostrou-nos quem ele é e não escondeu o que pretende fazer," concluiu.

+++LEIA MAIS: Whoopi Goldberg rebate Donald Trump: "Quão burro é você?"