Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Notícias / OPINIÃO

Atriz de The Acolyte critica Disney por não defender elenco de ataques racistas

Jodie Turner-Smith interpretou Mãe Aniseya na primeira e única temporada de The Acolyte, que foi alvo de diversos comentários racistas

Jodie Turner-Smith como Mãe Aniseya em The Acolyte (Foto: Reprodução/Disney+)
Jodie Turner-Smith como Mãe Aniseya em The Acolyte (Foto: Reprodução/Disney+)

Intérprete de Mãe Aniseya na primeira e única temporada de The Acolyte, Jodie Turner-Smith criticou Disney por não defender elenco de ataques racistas, feitos principalmente em publicações e comentários nas redes sociais.

Vale lembrar como o seriado estreou, em junho de 2024, no catálogo do Disney+. A narrativa se passa aproximadamente 100 anos antes dos acontecimentos da trilogia prequela de Star Wars, icônica franquia de fantasia criada por George Lucas.

+++LEIA MAIS: Mulheres em Star Wars sofrem porque fãs são 'dominados pelos homens', diz Kathleen Kennedy

Muitos nomes do elenco de The Acolyte são pessoas não-brancas, que receberam muitos comentários criminosos e racistas apenas por atuar em uma produção de Star Wars. Intérprete de Osha, Amandla Stenberg chegou a revelar uma música em resposta aos abusos. Além disso, ela ainda admitiu que o cancelamento da série na primeira temporada "não foi um grande choque," visto que muitos atores foram alvos de uma "fúria de vitríolo."

Agora, Jodie Turner-Smith afirmou como o silêncio da Disney enquanto atores e atrizes do seriado eram atacados na internet foi "injusto." "Eles precisam parar de fazer essa coisa de não dizer nada quando as pessoas ficam amontoadas na internet com racismo e besteiras. Não é justo não dizer nada. É realmente injusto," afirmou em entrevista à Glamour.

+++LEIA MAIS: Star Wars? A curiosa primeira gravação de Jon Bon Jovi, que lhe rendeu 183 dólares

"Seria ótimo se as pessoas que têm todo o dinheiro [Disney ou outros estúdios] mostrassem seu apoio e se posicionassem," continuou a atriz. "Diga que isso é inaceitável: 'Você não é um fã se fizer isso.' Faça uma declaração realmente grande e veja se sobra algum dinheiro."

Aposto que não, porque as pessoas de cor, e especialmente os negros, representam uma percentagem muito grande do poder de compra. Eles podem achar que é realmente mais lucrativo para eles, mas todo mundo está usando 'woke' como se fosse um palavrão.

Por fim, Turner-Smith se mostrou esperançosa de que "as opiniões mudem" e "o que está na moda" mude: "Chegaremos lá em algum momento, naquele lugar onde as pessoas pararão de se preocupar com o fato de pessoas de cor fazerem parte de IPs criados por brancos. Você sabe por quê? Porque nunca vamos parar de participar."

+++LEIA MAIS: Star Wars: veja com qual facção da saga cada país se identifica