Tang Wei não pode mais aparecer em comercial de TV por ter feito cenas de sexo em filme de Ang Lee
O governo chinês proibiu a veiculação de um comercial de produtos de beleza com a atriz Tang Wei. A estreante foi punida por ter protagonizado cenas de sexo em Lust, Caution, filme do diretor Ang Lee.
O longa, exibido na Mostra de Cinema de São Paulo no ano passado, se passa durante a 2ª Guerra Mundial, durante a ocupação da China pelos japoneses. O centro da história é um romance entre um alto executivo (Tony Leung Chiu Wai), que colabora com o lado japonês, e uma estudante (papel de Tang Wei), que faz parte de um grupo que quer matá-lo. Membros do governo chinês declararam que o filme é "uma glorificação dos traidores e um insulto aos patriotas".
Ang Lee também causou polêmica ao dirigir O Segredo de Brokeback Mountain, que narra um romance gay entre dois cowboys. O filme ganhou três Oscar - melhor diretor, roteiro adaptado e trilha sonora.
Censura na China
Nesta semana, a China afirmou que irá exercer maior controle sobre as apresentações de artistas estrangeiros no país, depois que Björk gritou "Tibet!" ao final da música "Declare Independence".