Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Atriz processa Igreja da Cientologia: 'Tortura psicológica, difamação, vigilância, assédio e intimidação'

Leah Remini entrou na Igreja da Cientologia em 1979 e saiu em 2013; ela também acusa o líder, David Miscavige

Redação Publicado em 02/08/2023, às 15h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Leah Remini (Foto: Rich Fury/Getty Images)
Leah Remini (Foto: Rich Fury/Getty Images)

Atriz de 53 anos que participou de produções como O Rei do Bairro e Cheers, Leah Remini abriu processo contra Igreja da Cientologia e líder, David Miscavige, e acusou instituição de "tortura psicológica, difamação, vigilância, assédio e intimidação."

Segundo informações da Variety, Remini entrou na religião em 1979, quando tinha cerca de nove anos, e saiu em 2013. Ela comparou a instituição com uma máfia, além de alegar como teve impacto "significativo" em sua vida e carreira.

+++LEIA MAIS: Brad Pitt foi ‘seduzido’ pela Cientologia no início dos anos 1990, fez a iniciação antes de romper com tudo; conheça a história

"Por 17 anos, Cientologia e David Miscavige me submeteram ao que acredito ser tortura psicológica, difamação, vigilância, assédio e intimidação, impactando significativamente minha vida e carreira," afirmou em comunicado. "Acredito que não sou a primeira pessoa visada pela Cientologia e suas operações, mas pretendo ser a última."

Leah Remini iniciou a ação judicial no Tribunal Superior da Califórnia nesta quarta, 2, e exigiu "que Cientologia, e qualquer entidade que ela controle e financie, cessem e desistam de sua alegada prática de assédio, difamação e outras condutas ilegais contra qualquer pessoa que Cientologia tenha rotulado como um 'inimigo.'"

+++LEIA MAIS: Igreja da Cientologia pede arbitragem religiosa em caso de Danny Masterson

No processo, a atriz ainda pede indenização compensatória e punitiva pelo suposto dano que a instituição causou. Veja o que ela falou no Twitter:

Com este processo, espero proteger os meus direitos conforme garantidos pela Constituição dos Estados Unidos de falar a verdade e relatar os fatos sobre Cientologia. Sinto fortemente que a bandeira da liberdade religiosa não dá a ninguém licença para intimidar, assediar e abusar daqueles que exercem seus direitos da Primeira Emenda.
A Cientologia foi responsável por relatar esses crimes às autoridades civis, mas não fez isso. Em vez disso, os cobriu. A Cientologia e seu líder maligno, David Miscavige, obstruíram a justiça e participaram de uma conspiração para encobrir esses crimes. Eles fizeram isso muitas outras vezes em casos de estupro e outras más condutas sexuais.