O vocalista de 1975 estava defendendo Charli XCX e a esposa dele de um dos discursos característicos de Banks quando a briga online se transformou em ameaças e acusações sérias
Artigo publicado em 4 de dezembro de 2024 na Rolling Stone, para ler o original em inglês clique aqui.
Em fevereiro de 2023, um tweet semi-viral perguntava: "Por que Matty Healy quer arruinar sua banda e a reputação dela tão mal, alguém me explique." Após testemunhar o vocalista do The 1975 se envolver constantemente em controvérsias nos últimos anos, a resposta permanece incerta. Na noite de terça-feira, Healy se autodenunciou por esse comportamento depois de escalar uma troca acalorada online com Azealia Banks a um ponto em que ele a ameaçou com violência física. Agora, ela está ameaçando processá-lo.
Healy já deveria saber que deletar postagens, desativar suas contas de redes sociais e emitir desculpas faz muito pouco para reparar os danos de suas palavras. Em uma postagem já deletada, o cantor escreveu: "Fale comigo assim que eu não vou te olhar com desdém numa premiação, eu vou te dar um tapa tão forte que eu vou ganhar um recorde mundial do Guinness pelo quão alto a peruca que alguma vadia chama de rato já voou." O comentário veio em defesa de sua esposa, a modelo Gabbriette, que foi criticada depois que Healy começou a responder à recente ofensiva de Banks contra Charli XCX, que está se casando com seu colega de banda George Daniel.
Healy primeiro revidou Banks em novembro, depois que a rapper criticou a performance de "360" de Charli no Saturday Night Live. Ela afirmou na época que a música plagiava "1, 2, Step" de Ciara, ao que ele respondeu: "Cale a boca, sua idiota." Alguns fãs nos comentários aconselharam-no a não entrar em conflito com Banks, mas ela não respondeu na época. Healy atacou-a novamente nesta semana depois que ela criticou a aparência física de Charli, dizendo que Charli "já foi" bonita. "Azealia, parece que você tem um ponto cego quando se trata de suas críticas," ele escreveu. "Todas as mulheres que você ataca parecem culturalmente relevantes, atraentes, divisivas e PESSOAS legais. Acho que isso te deixa com inveja porque você é tão talentosa, mas tudo o mais a seu respeito é um fracasso. Apenas faça rap, cara."
Nos últimos meses, Banks se queixou frequentemente sobre Brat (2024), um álbum que ela diz não ter gostado além da música "Apple" (que ela declarou ser a música do ano). Ela também descreveu Lorde como "insuportável," afirmou que Los Angeles está "destruindo" Charli, e acrescentou que a cantora britânica não entende "as maneiras insidiosas em que a branquitude como estrutura social e a branquitude como arma social operam na América." A lista continua e se estende desde junho.
Depois que Healy desafiou alguém a falar sobre sua esposa do mesmo jeito que Banks falou sobre Charli — "Eu vou te dox e te arruinar" — ela aceitou a oferta. "Vocês dois parecem compartilhar agulhas," ela escreveu em uma postagem, acrescentando em outra: "Que tipo de homem frouxo vai online e se incrimina dessa forma? Lmfao um homem poderia dar um tapa na Gabi e você não faria nada. Você está ocupado demais beijando homens no palco por fama." Essa foi a postagem que levou Healy a ameaçar dar um tapa em Banks. Sua coragem foi curta, prova de que ele deveria ter ouvido os avisos de seus fãs. "Não, sério, eu só estava tentando combinar com seu clima, estou com medo agora, desculpa cara, eu só estava defendendo meus amigos," ele disse. "Não sou durão."
"Não posso dizer que vou bater em uma garota, isso é insano, desculpa," Healy escreveu em outro post. "Você simplesmente não pode continuar sendo tão maldosa sobre meus amigos e minha esposa, é realmente doloroso e me deixa muito defensivo." Mas Banks não o estava deixando tão facilmente. "F***-se seus amigos, honestamente," ela disse. "Esta é como a terceira vez que você aparece vomitando violência especificamente contra mulheres negras. Pornô brutalizado, Ice Spice, agora você está ameaçando me dar um tapa e acha que um pequeno pedido de desculpas é suficiente."
A postagem fazia referência à aparição controversa de Healy no podcast do comediante Adam Friedland em 2023. Durante o programa, ele e os apresentadores riram de comentários depreciativos sobre o corpo de Ice Spice e zombaram dos sotaques chineses e havaianos enquanto especulavam sobre sua etnia. Eles também brincaram sobre Healy consumir pornografia que degrada e brutaliza mulheres negras. Ele fez um pedido de desculpas não sincero alguns meses depois e Ice Spice eventualmente esclareceu, observando que ela "nunca se importou realmente com isso" e dizendo que ela continuava sendo "uma grande fã" do The 1975. Na terça-feira, ele se referiu à piada sobre pornô como "de mau gosto" e acrescentou que lamenta tanto essa piada quanto uma saudação nazista no palco que gerou críticas.
Healy não respondeu diretamente a Banks neste ponto, mas deletou suas postagens sobre dar um tapa nela e acrescentou: "Isso não foi legal, mesmo se eu estivesse com raiva." A conversa não terminou aí. Ela apenas partiu para as mensagens diretas deles. Em uma série de capturas de tela compartilhadas por Banks, Healy continuou a se desculpar. "Querida, não estou incitando violência racial contra você intencionalmente ou não intencionalmente, isso foi apenas como uma briga de bar," ele disse a ela. "Se eu achasse que isso te afetaria profundamente, eu nunca teria dito nada, desculpe cara." Ele acrescentou: "Ok bom, eu entendo seu ponto — também sei que você sabe que eu estava apenas te dizendo para calar a boca. Eu fiz isso mal. Acho que ambos somos culpados de fazer coisas que fazem os outros se sentirem mal ou vitimizados, falando sério." Pelo menos ele tem consciência disso.
Mas Banks já passou das desculpas. Ela afirma estar se preparando para tomar medidas legais contra Healy. "Ele tem estado na minha DM se desculpando e implorando para eu não processá-lo, mas estou exausta," ela postou. "E as pessoas vão aprender algum respeito." Algumas postagens depois, Banks se referiu à Tailândia como "um tanque séptico de um país," atacou o histórico de Healy com o vício em heroína e insistiu em sua afirmação de que Charli XCX "fez cirurgias plásticas horríveis."
Na tarde de quarta-feira, 4 de dezembro, após suas diatribes um contra o outro, Healy postou no X, "Gente, eu não tenho o tipo certo de inteligência/maturidade emocional etc. para redes sociais, eu acabo dizendo coisas das quais imediatamente me arrependo, etc. Eu vou realmente me ater à música porque eu sou bom nisso. Ter episódios maníacos no Twitter aos 35 anos é meio patético," terminando com um emoji de coração vermelho.
No meio da batalha, Healy comentou que chegou ao ponto em que normalmente desativaria sua conta. Ele recentemente voltou ao site sob o nome de usuário @Gooodmorninguys, após desativar sua conta de longa data @trumanblack em 2020; Banks, também, está enviando todos esses tweets de uma conta que ela registrou em 2023 com o nome de usuário @azealiaslacewig. (Com a bio: "desvaneios de uma lunática.") Ambos ainda estão por lá por enquanto. Mas não seria a pior ideia para ambos saírem das redes e considerarem jogar todos os seus dispositivos com acesso à internet em um grande corpo d'água.