Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Barack Obama revela que ficou emocionado ao assistir a filme sobre funcionário negro da Casa Branca

O Mordomo, protagonizado por Forest Whitaker, estreou este mês nos Estados Unidos

Redação Publicado em 28/08/2013, às 12h18 - Atualizado às 12h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Mordomo - Reprodução
O Mordomo - Reprodução

Estreou neste mês nos Estados Unidos o filme O Mordomo, que mostra Forest Whitaker como Cecil Gaines, personagem inspirado em Eugene Allen, funcionário negro que serviu durante 34 anos a Casa Branca. E o longa de Lee Daniels não recebeu elogios apenas de críticos de cinema, mas também de um especialista no assunto – Barack Obama.

Relembre quem foram os músicos que apoiaram Obama

“Sabe, vi O Mordomo, e fiquei sim com os olhos marejados”, disse o presidente norte-americano em entrevista transmitida por diversas emissoras de rádio, segundo noticiou a agência Reuters. “Fiquei com os olhos marejados ao pensar não só nos mordomos que trabalharam aqui na Casa Branca como em toda uma geração de pessoas que eram talentosas e capacitadas, mas que por causa (das leis segregacionistas) de Jim Crow, por causa da discriminação, tinham um limite até onde podiam chegar”. A entrevista, dada aos radialistas Tom Joyner e Sybil Wilkes, foi feita em homenagem aos 50 anos da Marcha em Washington por Empregos e Liberdade , que ficou famosa principalmente pelo discurso de Martin Luther King.

O Mordomo, que tem outros nomes no elenco como Oprah Winfrey, John Cusack e Cuba Gooding Jr, narra a vida do mordomo presidencial e a luta que assumiu para igualar os direitos de negros e brancos dentro da Casa Branca. Cecil Gaines serve no longa oito presidentes norte-americanos e acompanha de perto grandes movimentações que entraram para os livros de história. Mesmo embora tenha feito barulho nos Estados Unidos e é um dos concorrentes ao Oscar, o filme ainda não tem data para chegar ao Brasil.