Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Bateria isolada de John Bonham no clássico do Led Zeppelin ‘Whole Lotta Love’ é simplesmente sensacional; ouça

Morto aos 32, o músico apresentava energia e explosão de sensações para a banda

Redação Publicado em 23/03/2020, às 10h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Bonham (Foto: AP)
John Bonham (Foto: AP)

“Whole Lotta Love” ajuda a resumir o Led Zeppelin. A faixa apresenta o vocal potente e retumbante de Robert Plant; a guitarra de Jimmy Page soa enérgica e renovadora; John Paul Jones dá o ritmo no baixo. John Bonham não desaponta, e mostra uma bateria única.

A linha da bateria isolada, inclusive, diz muito sobre o músico. Bonham tinha um estilo próprio no instrumento. Era um dos melhores justamente pela originalidade (pois, embora essa aparecesse em George Harrison, os Beatles simplesmente não tinham a mesma explosão) e energia. Dava para sentir, nas músicas, o frênesi do Led Zeppelin - Bonham passava sensação nas composições.

+++ LEIA MAIS: O dia em que David Bowie fumou maconha pela primeira vez com John Paul Jones - antes do sucesso de Led Zeppelin

Lamentável, de fato, a morte prematura de Bonham. Em 1980, aos 32 anos, bebeu mais de 40 doses de vodka em uma festa na casa de Jimmy Page. Foi colocado na cama, e não acordou mais; engasgou-se com o próprio vômito. 

Embora “Whole Lotta Love” passe longe de ser a melhor faixa de Bonham, é um ótimo exemplo da bateria do Led Zeppelin. Ouça, abaixo, o instrumento isolado:

+++ GUNS N' ROSES: 11 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A BANDA