Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Belchior vai ganhar coletânea com faixas cantadas por novos artistas brasileiros; ouça primeira música com exclusividade

Ainda Somos os Mesmos segue os moldes de Jeito Felindie, tributo ao Raça Negra produzido pelo mesmo curador, Jorge Wagner

Lucas Brêda Publicado em 13/03/2014, às 18h07 - Atualizado às 19h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Belchior - Alucinação - Reprodução
Belchior - Alucinação - Reprodução

Mesmo "desaparecido" desde 2009, um dos bigodes mais cultuados da MPB brasileira não foi esquecido. O cantor e compositor Belchior vai ganhar uma coletânea feita por bandas e cantores alternativos da música brasileira (como já aconteceu com Los Hermanos e Raça Negra). Alucinação, segundo e mais clássico disco da carreira do cearense, foi o escolhido para ser relido, com músicas como “Como Nossos Pais”, “A Palo Seco” e “Apenas Um Rapaz Latino Americano”.

Ouça na íntegra Jeito Felindie, o tributo ao Raça Negra.

Curador da coletânea – chamada Ainda Somos os Mesmos –, o jornalista Jorge Wagner, já havia lançado o disco Jeito Filindie, um tributo ao Raça Negra nos mesmos moldes, em outubro de 2012. A principal diferença desta vez é que, com Belchior, a homenagem está direcionada a um álbum específico, mais do que ao artista em si.

Ainda Somos os Mesmos é um ‘cara, a gente ainda fica impressionado com as coisas novas que você tinha pra dizer em 1976!’'”, disse Jorge Wagner, justificando o nome do projeto. “A princípio, pensei, inclusive, em chamá-lo de Apaixonado e Violento, porque é assim que o disco soa, mesmo quase 40 anos depois do lançamento”, completou. O lançamento de Ainda Somos os Mesmos acontecerá no site Scream & Yell e está previsto para 26 de março. Nesta quinta-feira, 13, a Rolling Stone Brasil divulga com exclusividade a primeira faixa, “Fotografia 3x4”, na versão da banda mineira Transmissor. “É uma dessas versões que faz a gente abrir um sorriso do lado ao outro do rosto e pensar ‘organizar esse tributo já valeu a pena!’”, comemora o curador. Ouça a música abaixo:

Farão parte da coletânea artistas como Nevilton, Fábrica, Phillip Long, The Baggios, Bruno Souto, Lemoskine, entre outros, todos escolhidos de acordo com o gosto de Jorge Wagner. “Particularmente, fiquei muito feliz com as versões do Phillip Long (principalmente por ele, apesar de ser um ótimo intérprete em português, ter poucos registros no idioma) e do Lemoskine. No bônus, o Jomar Schrank fez com que o meu lado de fã do Wilco saísse representado [risos]”, revelou ele.

Veja abaixo o setlist completo de Ainda Somos os Mesmos, bem como o EP Bônus que o acompanha – com músicas de outros discos de Belchior. “Eu espero que, onde quer que ele [Belchior] esteja, costume acessar a internet [risos]! Espero que ouça e acredito que algumas versões possam agradá-lo bastante”.

Álbum: Ainda Somos os Mesmos

1- Dario Julio & Os Franciscanos - “Apenas Um Rapaz Latino Americano”

2- Manoel Magalhães - “Velha Roupa Colorida”

3- Phillip Long - “Como Nossos Pais”

4- Nevilton - “Sujeito de Sorte”

5- Lucas Vasconcellos - “Como o Diabo Gosta”

6- Bruno Souto - “Alucinação”

7- Lemoskine - “Não Leve Flores”

8- Fábrica - “A Palo Seco”

9- Transmissor - “Fotografia 3×4?

10- Marcelo Perdido - “Antes do Fim”

EP Bônus: Entre o Sonho e o Som

1- nana - “Coração Selvagem”

2- Jomar Schrank - “Comentário a respeito de John”

3- Ricardo Gameiro - “Medo de Avião”

4- João Erbetta - “Paralelas”

5- The Baggios - “Todo Sujo de Batom”