Matthew Fulks clama que o vídeo copia o curta Palinoia, ao qual executivos de gravadora potencialmente assistiram
O cineasta Matthew Fulks arquivou um processo contra Beyoncé, Sony, Columbia e a Parkwood Entertainment por supostamente terem usado elementos do curta-metragem dele, Palinoia, em Lemonade. As informações são do The Hollywood Reporter.
A ação judicial vai especificamente contra o trailer do filme especial de Beyoncé, exibido pela HBO. Fulks clama que executivos e pessoas envolvidas na criação de Lemonade estavam cientes do trabalho dele e tiveram acesso a Palinoia.
LEIA TAMBÉM
Beyoncé emplacou todas as faixas de Lemonade no top 100 dos EUA
Beyoncé: tudo que você precisa saber sobre Lemonade
“Formation”, single de Beyoncé, foi alvo de críticas, protesto e ameaças de boicote
Fulks disse que ele foi previamente contatado para dirigir um clipe para o grupo MS MR, contratado da Columbia, e os vídeos dele – entre eles, Palinoia – foram enviados a várias pessoas na gravadora, incluindo Bryan Younce, diretor que trabalha frequentemente com Beyoncé.
As reclamações de Fulks ainda se estendem a uma situação de julho de 2015, na qual Younce o convidou para fazer o tratamento de um vídeo para a Columbia, com remuneração. As gravações de Lemonade começaram cinco meses depois.
A queixa inclui nove comparações entre Palinoia e o trailer de Lemonade, o que totaliza 39 dos 60 segundos do vídeo. Entre as similaridades listadas estão “indivíduos vermelhos com os olhos encobertos”, o que pode ser visto abaixo, e “grafite e indivíduo com a cabeça abaixada”, na imagem que serve como capa de Lemonade e cena inicial do filme.
Fulks busca danos e todos os rendimentos que podem ser atribuídos ao aproveitamento ilegal de Palinoia, incluindo lucros com as vendas de Lemonade em todas os formatos de mídia. Palinoia e o trailer de Lemonade estão disponíveis para serem assistidos no YouTube.
Veja abaixo.