Em entrevista à Vulture, frontman do Green Day fugiu do óbvio ao escolher música e disco preferidos de sua banda
Billie Joe Armstrong, frontman do Green Day, passou por um "teste de fogo" referente a sua própria obra: o guitarrista e vocalista precisou escolher o melhor álbum e a melhor música da banda em que toca. E surpreendeu na resposta.
Se tratando dos álbuns do Green Day, qualquer fã da banda provavelmente escolheria os clássicos Dookie (1994), Insomniac(1995) ou American Idiot (2004) como favoritos. Mas, para Billie Joe Armstrong esses discos não estão no topo. O disco preferido do cantor é Kerplunk(1991).
+++LEIA MAIS: Green Day deve vir ao Lollapalooza 2021, diz jornalista
Em recente entrevista à Vulture, o músico disse que Kerplunk captura perfeitamente o som dos primeiros anos do Green Day. "É meio autobiográfico. Nós escrevemos aquele disco quando eu tinha 18, 19 anos, e foi em uma época antes do punk se tornar mainstream."
Billie Joe Armstrong continuou: "Há algo nele que parece um fanzine. Todos nós da banda estávamos morando juntos. De certa forma, foi um amadurecimento. Uma música como ‘Welcome to Paradise’, por exemplo, não era apenas sobre corações partidos de adolescentes. Ela tinha muito mais a ver com a vida te dando um tapa na cara."
Já sobre a canção do Green Day que Billie Joe escreveu e mais gosta, ele respondeu sem pensar muito: "'Jesus of Suburbia' é a que mais se destaca para mim. É tão épica."
Com mais de dez minutos de duração, "Jesus of Suburbia" é a segunda faixa do conceituado álbum American Idiot, o sétimo de estúdio da banda.
"Estou falando sério. Essa música abrange muito da minha vida, amizade e família. E é extravagante, grande e bombástica", afirma o cantor. "Ela foi um daqueles momentos em que eu sentia que queria correr um grande risco."
Ao finalizar, Billie Joe Armstrong ressaltou: "É tão divertido tocá-la ao vivo e ver como toda a multidão canta junto."
+++ FBC E VHOOR | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
No dia 5 de abril de 1994, o lendário e inesquecível vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, se suicidou aos 27 anos com um tiro na cabeça em Seattle, Washington, Estados Unidos. Desde então, deixou saudades eternas.
Marco para o grunge, músico fascinante, artista memorável e um dos principais nomes da música, Kurt Cobain fez história ao longo da carreira, principalmente acompanhado do Nirvana.
+++LEIA MAIS: 10 curiosidades sobre Kurt Cobain que você - provavelmente - não sabia [LISTA]
As canções compostas pelo vocalista para o grupo relembram o quão importante e fantástico ele foi para a história da música. Faixas impecáveis como "Come As You Are", "All Apologies" e "Drain You" dificilmente serão esquecidas.
Para relembrar a grandiosidade do lado artístico de Kurt Cobain com o Nirvana, a Rolling Stone EUA listou as 6 melhores músicas da carreira do vocalista com a banda. Confira a lista:
+++LEIA MAIS: Nirvana quase se chamou Skid Row antes de escolher nome oficial; entenda
6 - All Apologies
Uma grande canção da discografia da banda, "All Apologies" apareceu originalmente no disco In Utero (1993). No entanto, a versão mais lembrada, e possivelmente querida pelo público, é a gravação de novembro de 1993 para o MTV Unplugged.
5 - Drain You
O Nirvana escreveu muitas das canções do Nevermind (1991) antes de gravar o disco, mas a Rolling Stone EUA lembra que "Drain You" foi composta durante as sessões. Kurt Cobain nunca revelou quem inspirou a canção de amor, porém, foi escrita apenas três meses após ele conhecer Courtney Love.
Com certa frequência, Kurt afirmava ser uma das músicas favoritas dele da discografia da banda, e eles a tocaram basicamente em todos os shows nos últimos três anos de atividade enquanto grupo.
"Penso que há tantas outras canções que escrevi e são tão boas [como 'Smells Like Teen Spirit']. Como 'Drain You'. Eu amo a letra e nunca me canso de tocá-la. Talvez se fosse tão grande quanto 'Teen Spirit', eu não gostaria tanto", contou à Rolling Stone em 1993.
4 - Come As You Are
Kurt Cobain era um grande fã dos Pixies e nunca escondeu isso. Muitas vezes, o músico recorria ao método de composição usado pela banda. "Estou ficando tão cansado dessa fórmula. Nós dominamos isso", disse à Rolling Stone em 1993.
Segundo a Rolling Stone EUA, porém, um dos melhores exemplos da fórmula é "Come As You Are", o segundo single de Nevermind(1991). Para a RS EUA, a versão do Unplugged é particularmente poderosa, e o refrão continua assustador.
3 - Heart-Shaped Box
Em uma entrevista de 1994 à Rolling Stone,Courtney Love lembrou-se de ter ouvido o processo de composição de "Heart-Shaped Box": "Tínhamos um armário enorme. E eu o ouvi lá trabalhando em 'Heart-Shaped Box'. Ele fez isso em cinco minutos."
Kurt Cobain começou a trabalhar na música no início de 1992, e a canção foi a escolhida como primeiro single de In Utero(1993). A Rolling Stone EUA lembra que o disco foi produzido por Steve Albini, e a gravadora temeu não ser comercial o suficiente, e Scott Litt foi chamado para remixar a faixa.
2 - Smells Like Teen Spirit
"Smells Like Teen Spirit" foi a canção que trouxe toda a atenção mundial para o Nirvanae deu início a uma nova era da música - e é um dos principais hits da história. "Eu estava tentando escrever uma música pop", disse o vocalista à Rolling Stone em 1993.
"Todo mundo se concentrou tanto nessa música e o motivo pelo qual ela teve uma grande reação é que as pessoas a viram na MTV um milhão de vezes", contou o artista na mesma entrevista.
+++LEIA MAIS: Quantos anos tinha Kurt Cobain quando escreveu 'Smells Like Teen Spirit'?
1 - Lithium
Não, a Rolling Stone EUA não escolheu "Smells Like Teen Spirit" para o primeiro lugar deste ranking. Segundo a revista, o terceiro single de Nevermind(1991) merece a colocação.
"Lithium" é uma música sobre um cara que passa a se dedicar à religião depois da morte da namorada. Isso o acalma, muito parecido com uma dose de lítio real. É uma incrível música e um dos principais destaques na discografia do Nirvana.
+++LEIA MAIS: Dave Grohl diz que Kurt Cobain foi 'o maior compositor de sua geração'