Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Billy Corgan reencontra guitarra roubada há 27 anos

O vocalista do Smashing Pumpkins tinha comprado o instrumento de um colega de banda

Rolling Stone EUA Publicado em 07/02/2019, às 13h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Billy Corgan à frente do Smashing Pumpkins, durante show da turnê "eletro-acústica", intitulada In Plainsong, da banda (Foto: Chris Pizzello/AP)
Billy Corgan à frente do Smashing Pumpkins, durante show da turnê "eletro-acústica", intitulada In Plainsong, da banda (Foto: Chris Pizzello/AP)

Billy Corgan reencontrou a guitarra Fender Stratocaster que tinha sido roubada há 27 anos, durante a turnê Gish.

A guitarra tinha sido comprada pelo vocalista do Smashing Pumpkins do colega de banda Jimmy Chamberlin e foi roubada em 1992, logo após o show da banda em Detroit, nos Estados Unidos.  

Há duas semanas, uma pessoa mandou uma foto do instrumento a Corgan. “Eu respondi para ele: ‘Como você pegou minha guitarra? ’.”

O músico resolveu então checar pessoalmente a possibilidade de ser a mesma de 1992 e ele se surpreendeu ao perceber que era a que pertencia a ele.

Beth James, quem devolveu o instrumento a Billy Corgan, comprou a guitarra por U$S 200 em um brechó caseiro. Uma amiga de James, então, notou que havia uma grande semelhança com a roubada do cantor.

Eles contataram Alex Heiche, um especialista musical que, por sua vez, entrou em contato com o vocalista do Smashing Pumpkins.

“Esse é um instrumento que mudou a maneira como a banda e eu tocávamos”, revelou Billy Corgan.

“Quando ele foi roubado, não foi como um ‘oh, roubaram a minha guitarra’. Essa foi a guitarra que mudou meu jeito de tocar e como o qual eu era identificado.”

Ainda não se sabe se o músico voltará a tocar a guitarra recuperada, mas há uma chance, já que o Smashing Pumpkins fará uma turnê pela Europa ainda este ano.