Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Novo disco de Bjork não chega aos serviços de streaming: “É uma questão de respeito”

Vulnicura vazou prematuramente na internet e está sendo vendido no iTunes

Rolling Stone EUA Publicado em 28/02/2015, às 18h10 - Atualizado em 06/03/2015, às 18h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Björk - AP
Björk - AP

O vazamento prematuro de Vulnicura forçou Bjork a lançar o álbum no iTunes antes de as versões físicas chegarem às lojas. Mas, ainda que Vulnicura esteja sendo vendido online, o novo trabalho da cantora islandesa não chegará aos serviços de streaming tão cedo.

Galeria: dez clipes que buscaram inspiração nos games.

A Fast Company perguntou a Bjork por que o novo disco não estava no Spotify ainda, e ela respondeu que é uma questão de respeito à arte.

“Estamos fazendo isso conforme as coisas se apresentam, para ser honesta”, diz ela. “Gostaria de dizer que há um grande plano por trás [do lançamento do álbum], mas não há. Contudo, alguns meses atrás, mandei um e-mail a meu agente e disse: ‘Quer saber? Essa coisa de streaming não parece estar certa. Não sei por que, mas parece ser meio maluco'.”

Leia a entrevista concedida à Rolling Stone, pela cantora, em 2007.

Ela acrescenta: “Trabalhar em algo por dois ou três anos e então: ‘Oh, aqui está, de graça’. Não é pelo dinheiro. É uma questão de respeito, sabe? Respeito pelo que foi conquistado e pela dedicação dada a isso.”

Artistas como Taylor Swift, Garth Brooks e Thom Yorke tiraram o material deles dos serviços de streaming como o Spotify, em protesto ao sistema de pagamento, que oferece entre US$ 0,006 e US$ 0,0084 aos artistas por reprodução.

Galeria: as 100 primeiras edições publicadas pela Rolling Stone Brasil.

Bjork, por sua vez, é contra a ideia da desvalorização da arte tão rapidamente quando é lançada, mas ela tem outras sugestões para o problema. “Talvez a Netflix seja um bom modelo”, diz ela. “Você primeiro vai ao cinema e depois de um tempo, o filme chega à Netflix. Talvez este seja o caminho para o streaming. Primeiro o físico e depois, talvez, você pode ouvir no streaming.”

Mais sobre Vulnicura

Vulnicura, sucessor de Biophilia (2011), chega às prateleiras em março de 2015. O álbum conta com a colaboração do venezuelano Alejandro Ghersi (Arca), que produziu seis músicas e coescreveu outras duas faixas em parceria com a musicista islandesa.

Veja abaixo a tracklist do disco.

“Stonemilker”

“Lionsong”

"History of Touches"

"Black Lake"

"Family"

"Notget"

"Atom Dance"

"Mouth Mantra"

"Quicksand"