Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Black Keys processa cassino pelo uso de canção em comercial

Banda afirma que a empresa veicula cópia de “Howlin' for You”, do disco Brothers

Rolling Stone EUA Publicado em 24/01/2013, às 12h49 - Atualizado às 15h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Black Keys - Danny Clinch / Divulgação
Black Keys - Danny Clinch / Divulgação

Mesmo que imitações sejam o mais sincero elogio, o Black Keys não está muito feliz com comerciais de um casino no estado de Louisiana. Os músicos de Ohio entraram com processo no tribunal federal contra o Pinnacle Entertainment, que comanda o L'Auberge Casino Resort Lake Charles, contra o Manhattan Production Music, a empresa que, segundo eles, usaram a música “Howlin' for You”, do disco Brothers, e um comercial. O processo alega que em setembro uma propaganda do cassino L'Auberge utilizou uma canção “substancialmente similar” a “Howlin' for You”.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Quando empresas não podem ou não querem pagar pelos direitos autorais de determinada músicas, frequentemente elas contratam empresas de produção para criarem faixas similares para as propagandas. A melodia normalmente varia bastante para que processos sejam evitados, mas o Black Keys garante que não é este o caso.

Outros detalhes do processo complicam ainda mais as coisas. Os documentos relatam que um fã do Black Keys reclamou do cassino no Twitter e obteve a resposta: “Nós compramos os direitos de reprodução da música”. Além disso, no Youtube o comercial do L'Auberge tem na descrição a frase “uma faixa licenciada inspirada em ‘Howlin' for You’ do Black Keys”. Aparentemente o vídeo foi removido.

Esta não é a primeira vez que o Black Keys enfrenta na justice empresas que utilizaram canções da dupla em comerciais. Em novembro foram resolvidos disputas com a Pizza Hut e a Home Depot pelo uso de “Gold on the Ceiling” e “Lonely Boy”, respectivamente.