Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Black Sabbath faz último show da carreira na Inglaterra; assista a vídeos e veja o setlist

“Começamos isso em 1968 e agora é 2017”, disse Ozzy Osbourne. “Eu não acredito nessa porra, cara!”

Kory Grow Publicado em 06/02/2017, às 12h50 - Atualizado às 13h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ozzy Osbourne lidera o Black Sabbath, em show da banda na Dinamarca, em 2013, na turnê que marcou o retorno do vocalista ao grupo.  - Mikkel Berg Pedersen/AP
Ozzy Osbourne lidera o Black Sabbath, em show da banda na Dinamarca, em 2013, na turnê que marcou o retorno do vocalista ao grupo. - Mikkel Berg Pedersen/AP

No último sábado, 4, o Black Sabbath fez a suposta última apresentação da carreira. O show, que encerrou a turnê derradeira da lendária banda, The End, durou quase duas horas e aconteceu na Genting Arena, com os 16 mil lugares ocupados, em Birmingham, na Inglaterra, terra natal do quarteto.

O Black Sabbath, formado pelo vocalista Ozzy Osbourne, pelo guitarrista Tony Iommi e pelo baixista Geezer Butler, estava se despendido dos palcos pelo mundo desde o ano passado, incluindo duas longas excursões pelos Estados Unidos. No Brasil, o grupo tocou em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, entre novembro e dezembro de 2016.

LEIA TAMBÉM

[Arquivo, 2016] Em noite chuvosa, Black Sabbath se despede do Brasil

[Lista] As dez melhores raridades do Sabbath com Osbourne

[Lista] Os melhores bootlegs do Black Sabbath

O setlist do show final da banda focou nos primeiros anos da carreira, com faixas como “Black Sabbath”, “N.I.B.”, “War Pigs”, tendo começado com “Black Sabbath”. A apresentação ainda teve os hits “Iron Man” e “Paranoid” e algumas canções mais desconhecidas. Osbourne voltou a cantar com o Sabbath em 1997, depois de diversos vocalistas ocuparem o posto (entre eles Ronnie James Dio e Ian Gillan, do Deep Purple).

Fora um medley instrumental de músicas do meio dos anos 1970 – “Supernaut”, de Vol. 4, a faixa-título de Sabbath Bloody Sabbath e “Megalomania”, de Sabotage –, a banda focou em canções dos quatro primeiros álbuns, especialmente Paranoid, de 1970. O LP 13, que marcou o retorno de Osbourne, em 2013, não foi lembrado.

Não houve também convidados especiais. Apesar de fãs especularem que o baterista Bill Ward, que saiu do Sabbath em 2011 após desavenças contratuais, ele não apareceu. Quem cuidou das baquetas foi Tommy Clufetos, que cumpriu a função durante toda a turnê de despedida, assim como na excursão anterior, de 13.

“Então, é o ultimo show”, disse Osbourne. “Tenho de dizer-lhes uma coisa: que jornada tivemos. É sensacional. Começamos isso em 1968 e agora é 2017 – eu não acredito nessa porra, cara. Mas, quer saber? Não sobreviveríamos se não fosse a base de fãs. Então, se você é fã das antigas, bom. Se você é novo, bem vindo. Mas não consigo dizer suficientemente o quão agradecido eu sou pelo apoio de vocês.”

Se foi o último show do Sabbath em todos os tempos, isso permanece incerto. Osbourne disse que era a “última apresentação” no palco, mas Iommi e Butler já disseram em entrevistas que consideram fazer outro álbum ou shows esporádicos. Mas, uma coisa está garantida para os fãs: esta foi a última turnê do Black Sabbath.

O show acabou com “Paranoid” e foi filmado para a posterioridade. Abaixo, assista a alguns registros e veja o setlist da apresentação.