The Great White Wonder não é o único bootleg da carreira do músico
O primeiro disco considerado pirata da história é The Great White Wonder de Bob Dylan. No dia 11 de setembro de 1969, o álbum apareceu pela primeira vez nas lojas de discos dos Estados Unidos.
O músico tem vários bootlegs nos materiais da carreira, isto é, gravações de áudio ou vídeo informais. Atualmente, os bootlegs podem ser de transmissões audiovisuais para posteriormente serem disponibilizadas ao público.
The Basement Tapes é um dos casos de bootlegs mais famosos, lançado oficialmente pela CBS em 1975. Na época não havia legislação sobre o assunto, logo, a pirataria também era vendida em qualquer loja.
O pirata de Bob Dylan foi gravado de 1961 a 1969 durante sessões informais. Great White Wondervoou das prateleiras, dando início à era dos bootlegs de rock. Nas quatro décadas seguintes, o trabalho do músico teve mais bootlegs do que o de qualquer outro artista.
+++LEIA MAIS: As 10 melhores músicas de Bob Dylan [LISTA]
Em 1991, o próprio Bob Dylan decidiu trapacear os discos piratas e lançou o set de três CDs The Bootleg Series, Vols. 1-3. Desde então, mais seis volumes foram lançados, mas claro, sempre com melhor qualidade sonora do que o material circulado anteriormente, no entanto, isso não fez nada para parar a enxurrada de lançamentos de pirataria no underground.