Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Bob Dylan recebe homenagem do presidente Barack Obama

Cantor e compositor recebeu a Presidential Medal of Freedom, maior condecoração civil nos Estados Unidos

Rolling Stone EUA Publicado em 30/05/2012, às 09h40 - Atualizado às 10h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bob Dylan e Obama - AP
Bob Dylan e Obama - AP

Bob Dylan recebeu a Presidential Medal of Freedom (Medalha Presidencial da Liberdade), a mais alta honraria concedida a um civil nos Estados Unidos, em uma cerimônia na Casa Branca na terça, 29.

Na cerimônia, o presidente Barack Obama disse sobre o cantor e compositor: “Não há um gigante maior na história da música norte-americana”, acrescentando que o tom grave da voz de Dylan ajudou a redefinir “não só a forma como a música soava, mas a mensagem que carregava e como ela fazia o povo se sentir”.

Quando a Casa Branca anunciou que Dylan seria um dos agraciados com a medalha, os representantes escreveram em um comunicado que o pioneiro do rock and roll tinha uma “influência considerável no movimento pelos direitos civis nos anos 60 e teve um impacto significante na cultura norte-americana nas últimas cinco décadas”. Em 2009, Dylan recebeu a National Medal of Arts (Medalha Nacional das Artes).

A Medalha da Liberdade é dada anualmente a indivíduos que contribuíram para a segurança ou para os interesses nacionais dos Estados Unidos, para a paz ou para “a cultura ou outros esforços significativos”, de acordo com a Casa Branca. Neste ano, Obama também entregou a medalha à Secretária de Estado Madeleine Albright, à escritora Toni Morrison, ao presidente israelense Shimon Peres, ao ex-juiz da Suprema Corte John Paul Stevens, à militante pelos direitos civis Dolores Huerta e ao astronauta John Glenn.