Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Bolsonaro foi alertado sobre irregularidade na compra de vacina indiana, diz deputado

Em meio a investigações sobre irregularidades na compra da Covaxin, o deputado Luis Miranda afirma que alertou Jair Bolsonaro sobre suspeitas

Redação Publicado em 23/06/2021, às 11h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro olha para o lado com a mão para frente (Foto: Gabriela Bilo / Estadão Conteúdo / Agência Estado / AP Images)
Jair Bolsonaro olha para o lado com a mão para frente (Foto: Gabriela Bilo / Estadão Conteúdo / Agência Estado / AP Images)

Nos últimos dias, o foco do MPF (Ministério Público Federal) e a CPI da Covid tem sido as irregularidades da compra da vacina indiana Covaxin. Em meio às investigações, o deputado Luis Miranda (DEM-DF) afirmou à Folha que alertou Jair Bolsonaro (sem partido) sobre as suspeitas em relação ao imunizante.

"No dia 20 de março fui pessoalmente, com o servidor da Saúde que é meu irmão, e levamos toda a documentação para ele," disse nesta quarta, 23. O parente é Luís Ricardo Fernandes Miranda, chefe da divisão de importação do Ministério da Saúde que relatou ter sofrido uma “pressão atípica” para assinar o contrato de importação das doses.

+++LEIA MAIS: Governo Bolsonaro admite quebra de cláusulas pela vacina indiana Covaxin

Miranda ainda afirmou que Bolsonaro prometeu acionar a Polícia Federal para investigar:  "Para poder agir imediatamente, porque ele compreendeu que era grave, gravíssimo (...) Levei (o caso) para ele porque confio nele. Espero que ele tenha feito alguma coisa", disse o deputado. Contudo, não houve retorno do presidente ou da PF sobre uma possível investigação.

"Indícios de corrupção"

Segundo a fala de Luis Miranda à Folha, seu irmão era muito pressionado para a compra: "Não era só uma pressão que meu irmão recebia. Tinha indícios claros de corrupção," disse o deputado. 

+++LEIA MAIS: Governo Bolsonaro negociou vacina indiana três vezes mais rápido que Pfizer; entenda

O G1 noticiou que a CPI da Covid investiga a fala do deputado. Segundo elementos reunidos pela Procuradoria da República no Distrito Federal, há indícios de possíveis irregularidades na compra da vacina chinesa, adquirida por um preço superior a todos os outros imunizantes adquiridos pelo Brasil: R$80,70 a dose. 


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL