Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Bolsonaro recusou 11 ofertas para compra de vacinas; entenda

Investigação da CPI da Covid tem documentos que provam as 11 propostas ignoradas pelo Ministério da Saúde - e número deve aumentar

Redação Publicado em 27/04/2021, às 14h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete / Getty Images)
Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete / Getty Images)

Bolsonaro recusou 11 ofertas de fornecimento de vacinas contra a Covid-19. As propostas foram ignoradas pelo Ministério da Saúde, e já são do conhecimento de senadores que vão compor a Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPI da Covid) para investigar a conduta do governo durante a pandemia. As informações são da coluna de Octavio Guedes no G1.

Documentos comprovam as 11 ofertas recusadas, contudo, estima-se que número aumente ao longo da investigação. A comissão iniciou nesta terça, 27, e irá, ao final, apontar em um relatório o número total de vezes que os imunizantes foram negados pelo governo federal.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro reclama de investigações sobre governo na pandemia: 'Completamente direcionada contra mim'

Segundo a investigação, das 11 ofertas recusadas, seis eram da Coronavac. Em 30 de julho e 18 de agosto de 2020, Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, assinou ofícios oferecendo a vacina. Após não haver respostas, um terceiro documento foi entregue pessoalmente ao ministro da Saúde, general Pazuello, em 7 de outubro.

Também não houve resposta do governo ao ofício. Depois disso, foram realizadas três conferências com integrantes do Ministério da Saúde nas quais o Instituto Butantan fez a oferta, mas também não teve resultado.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro ameaça 'ir para porrada' com senador Randolfe Rodrigues depois de chamá-lo de 'bosta'

Em relação ao laboratório Pfizer, foram três as propostas ignoradas pelo Ministério da Saúde. Segundo o senador Randolfe Rodrigues, autor do requerimento da CPI, o governo federal também recusou duas propostas para participar do consórcio da Covax Facility, coalizão de mais de 150 países liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


+++ FBC E VHOOR | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL