Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Brasileiro monta melhor filme em Cannes

Um dos montadores de A Árvore da Vida, o brasileiro Daniel Rezende diz que trabalhar com Terrence Malick mudou sua vida

BR Press Publicado em 23/05/2011, às 13h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Daniel Rezende diz que trabalhar com Terrence Malick foi transformador - Divulgação
Daniel Rezende diz que trabalhar com Terrence Malick foi transformador - Divulgação

BR Press Como Brad Pitt, ator e produtor de A Árvore da Vida - premiado como melhor filme no Festival de Cinema de Cannes -, o montador brasileiro Daniel Rezende, diz que "trabalhar com Malick mudou minha vida". Ele se refere ao lendário e recluso cineasta norte-americano Terrence Malick, que, por "timidez", não foi buscar o prêmio nem foi ao festival.

Rezende montou filmes-chave da cinematografia brasileira, como Diários de Motocicleta (com elenco internacional, mas dirigido pelo brasileiro Walter Salles), Tropa de Elite (1 e 2) e Cidade de Deus, pelo qual ganhou projeção internacional depois da indicação ao Oscar, em 2003. Foi o diretor Fernando Meirelles que apresentou Malick a Rezende, num jantar em Los Angeles, naquele ano.

"Terry me convidou para fazer um último corte no seu filme anterior, O Novo Mundo (2005), mas acabou não acontecendo", contou Rezende em entrevista ao portal iG. Mesmo assim, um ano antes das filmagens de A Árvore da Vida, em 2008, o montador brasileiro já estava escalado pelo veterano cineasta, que, apesar de ter inciado carreira nos anos 60, só realizou cinco filmes.

Curioso para assistir à versão final de A Árvore da Vida, que estreia no Brasil em 24 de junho, Rezende diz que Malick é "carinhoso" e "reservado". Nas palavras do montador, "ele me fez perceber o quanto ficamos automáticos em tudo que fazemos na vida".

Na cola de Meirelles, Daniel Rezende vai montar 360, novo filme do brasileiro, com Rachel Weiz e Jude Law no elenco. É possível que o montador acompanhe José Padilha, de Tropa de Elite, em sua estreia em Hollywood, na direção do remake de Robocop, mas ele desconversa, ao menos por enquanto.