Gil, Chico e mais quarenta artistas concorrem ao prêmio da música latino-americana
A organização do Grammy Latino divulgou nesta quarta-feira, 10, os indicados de suas 49 categorias. Muitos brasileiros concorrem. São mais de quarenta ao todo.
Os destaques ficam para Gilberto Gil, que concorre a Melhor álbum de compositor, juntamente com Djavan e outros três músicos, e a Nação Zumbi, que disputa o prêmio de Melhor projeto gráfico de um álbum.
Na categoria de Artista latino revelação, Diogo Nogueira e Roberta Sá concorrem com Kany García, Mónica Giraldo e Ximena Sariñana. A cantora Maria Bethânia disputa a categoria de Melhor engenharia de som em um álbum, além de Melhor álbum de MPB.
Todos os outros brasileiros disputam categorias que abrangem apenas músicas de nosso país, como é o caso de Chico Buarque e Caetano Veloso, que brigam com Bethânia em Melhor álbum de MPB e os sertanejos Leonardo, Daniel e Roberta Miranda, que concorrem como Melhor álbum de música romântica.
O disco Inclassificáveis, de Ney Matogrosso, é um dos favoritos na categoria Melhor álbum pop brasileiro, que ainda tem Arnaldo Antunes, com Ao Vivo no Estúdio, Danni Carlos, com Música Nova, Vanessa da Mata, com Sim e Rosa Passos, com Romance, na disputa.
A Nação Zumbi ainda concorre em uma outra categoria, Melhor álbum brasileiro de rock, junto com Pitty, Charlie Brown Jr., CPM 22 e Detonautas. Na disputa por Melhor álbum de samba, a disputa fica entre Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Luiz Melodia, Maria Rita e Arlindo Cruz.
Para conferir a lista completa dos indicados nas quarenta e nove categorias do Grammy Latino, clique aqui. A premiação acontece em na cidade norte-americana Houston, em 13 de novembro.