Músico recebeu permissão de herdeiros do compositor para finalizar músicas deixadas em aberto há mais de sete décadas
Brian Wilson, principal nome do Beach Boys, vai finalizar pelo menos duas canções de George Gershwin. Morto em 1937, aos 38 anos, o compositor de "Rhapsody in Blue" e "Someone To Watch Over Me" teve repertório gravado por várias gerações, de Miles Davis e Ella Fitzgerald a Madonna e Sting.
De acordo com o jornal The Los Angeles Times, os herdeiros de Gershwin autorizaram a retomada das composições, iniciadas há mais de sete décadas, por Wilson. O plano é lançá-las no ano que vem.
Wilson, mente por trás de hinos do pop sessentista como "Surfin' U.S.A." e "God Only Knows", recebeu aval de Todd Gershwin, bisneto do compositor e um dos administradores do espólio. "George era um visionário do seu tempo. Ele certamento cruzou gêneros e estilos musicais, tentou coisas que não haviam sido feitas antes, e Brian Wilson fez exatamente a mesma coisa."
Todd estipulou o legado musical de seu bisavô: são dúzias de fragmentos, entre eles faixas quase terminadas. Ele e outros herdeiros passaram os últimos dois anos à procura de artistas interessados em lapidar o material. O familiar adianta que, mais adiante, outras canções nunca finalizadas poderão compor álbum-tributo ao Gershwin veterano, com previsão de lançamento para 2010.
Wilson - para quem "Rhapsody in Blue" é a memória musical mais antiga - espera estar "apto a fazer justiça" às músicas de Gershwin (que compunha boa parte das canções ao lado do irmão, o letrista Ira Gershwin). Segundo o LAT, os pedaços em que trabalhará deverão permanecer instrumentais, o que pode significar arranjos pop orquestrais.
Em 2004, Wilson lançou outro cancioneiro posto há décadas em banho-maria: o álbum Smile. O projeto foi iniciado em 1966, sob a asa dos Beach Boys. No ano passado, ele lançou That Lucky Old Sun.