Kyle Smaine, de 31 anos, foi atingido pela avalanche no último domingo, 29, enquanto esquiava na cidade japonesa de Nagano
Campeão mundial de esqui halfpipe, Kyle Smaine faleceu no último domingo, 29. Segundo informações reveladas pelo fotógrafo Grant Gunderson, o atleta de 31 anos e um segundo esquiador foram vítimas de uma avalanche no Monte Hakuba Norikura, no Japão.
“Era para ser no último dia da viagem. Eu estava exausto dos últimos 10 dias, então esquiei apenas até a base do chalé. Kyle e Adam escolheram voltar e esquiar novamente”, explicou o fotógrafo. “Eles estavam na base com o membro de outro grupo, Christoph Schöfegger. Todos se sentiam seguros na área de transição.”
+++LEIA MAIS: Morre Lisa Loring, Wandinha Addams da série original, aos 64 anos
O problema, segundo Grant, começou quando um terceiro esquiador, integrante de outro grupo que explorava o local, provocou uma enorme avalanche. “Adam, Kyle e Christoph tentaram correr. Adam foi enterrado em 1,5 metros de neve por 25 minutos, mas saiu ileso. Isso foi um milagre”, revelou o fotógrafo.
Atingido pela avalanche, Christoph Schöfegger também foi enterrado pelo gelo, mas não sobreviveu ao incidente. Kyle Smaine, por sua vez, “foi lançado 50 metros pela rajada de ar” e, soterrado pela avalanche, também não sobreviveu.
+++LEIA MAIS: Ator de 'Uma janela para o amor' desaparece em trilha na Califórnia
“Outro grupo que estava na área, formado por dois guias de montanha canadenses e 4 ou 5 doutores/enfermeiros de emergência, performou o resgate”, narrou Gunderson. “Os doutores fizeram tudo que podiam por Kyle e Christoph. Adam e eu vamos remoer isso pelo resto de nossas vidas.”
Nascido em Apple Valley, na Califórnia, Kyle Smaine tornou-se um esquiador premiado em 2015, ao conquistar o ouro no Campeonato Mundial de Esqui Freestyle e Snowboard. Em 2018, o estadunidense abandonou o cenário competitivo internacional e, mais tarde, casou-se com Jenna Dramise em novembro de 2022.
Ver essa foto no Instagram