O YouTube registrou um aumento significativo de perfis interessados nestes canais
A comunidade de hip-hop lo-fi do YouTube oferece há anos um espaço virtual para debates sobre o gênero musical. Com o isolamento social devido à pandemia de coronavírus, essas trocas de informações tornaram-se ainda mais populares - não apenas como música, mas como uma ferramenta para se conectar em momentos difíceis, segundo pontuou o The Verge.
Desse modo, o site conversou com os donos dos canais para falar sobre números de seguidores e comprovar o aumento. No mês passado, a visualização de transmissões ao vivo cresceu rapidamente. O canal de lo-fi Nickolaasviu um "aumento significativo de visualizações" desde o início da pandemia, comentou o responsável pelo projeto, Nick Stafford.
"Penso que essa é uma correlação bastante óbvia. O pessoal não tem nada para fazer, e isso os deixa abertos para explorar os cantos mais distantes do YouTube. Penso que os fluxos lo-fi são uma ótima maneira de preencher o tempo e conhecer pessoas de todo o mundo também! Portanto, é um ganha-ganha", disse Stafford.
+++ LEIA MAIS: Donald Trump quase ‘matou’ Tom Hanks no Twitter por causa de coronavírus
Outro canal de lo-fi, o College Music, também está vendo um aumento. Luke Pritchard e Johnny Laxton, a dupla por trás do projeto repararam no aumento desde que o fluxo começou em 2016, no entanto, nada se compara com os últimos dois meses. Os assinantes do canal cresceram em 40% nos últimos 28 dias, contou Pritchard ao The Verge, e consequentemente o total de visualizações do canal aumentou 46%.
O distanciamento social fez com que "mais pessoas se voltassem para plataformas digitais do que nunca", disse Pritchard, o que a dupla viu como uma oportunidade. O College Music criou um lo-fi especial para a quarentena com novos visuais e gráficos sobre isolamento social. Em apenas algumas semanas, alcançou mais de 17 milhões de visualizações.
+++LEIA MAIS: Jon Bon Jovi dá aulas de música para crianças durante quarentena contra coronavírus
O popular canal de lo-fi ChilledCowconhecido pelos “beats para relaxar / estudar”, também notou um grande aumento nos assinantes. Em março, o canal ganhou 340.000 assinantes, de acordo com o SocialBlade.
Segundo o The Verge, o número de assinantes e perfis no YouTube aumentou consideravelmente neste período de coronavírus - e consequentemente permitiu que o público conhecesse sons experimentais como o lo-fi hip hop.
+++ SESSION RS: SCALENE TOCA ASSOMBRA