Através de um comunicado de imprensa, a TV Cultura informou que o estado de saúde da artista é grave
Inezita Barroso, cantora e apresentadora do programa Viola Minha Viola, exibido pela TV Cultura, está internada desde o dia 19 de fevereiro no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Galeria: as 100 primeiras edições publicadas pela Rolling Stone Brasil.
Através de um comunicado de imprensa, a TV Cultura informou que o estado de saúde da artista, que completou 90 anos, na quarta, 4, é grave e que a família escolheu não divulgar detalhes do quadro, e agradece todas as manifestações de carinho que tem recebido.
Em dezembro de 2014, Inezita foi hospitalizada após sofrer um acidente dentro da casa em que estava hospedada em Campos do Jordão, no interior de São Paulo. À época, ela caiu da cama e apresentava dores nas costas. Desde então, a apresentadora está afastada do programa Viola Minha Viola.
Nascida em São Paulo no ano de 1925, Inezita Barroso é considerada uma das principais cantoras da música sertaneja brasileira. No começo da carreira, ela trabalhou no rádio e na televisão, além de ter passagens pelo cinema e pelo teatro. Em novembro do último ano, a artista foi eleita para ocupar uma das cadeiras na Academia Paulista de Letras.
Sobre o programa Viola Minha Viola
O programa Viola Minha Viola, da TV Cultura, completa em 2015 a marca de 35 anos de transmissão ininterrupta. É o mais antigo programa musical da TV brasileira. No contexto audiovisual, é também a principal fonte de registro da música caipira e sua evolução recente. Comandado por Inezita Barroso, ele se tornou um templo de resistência e de audiência. Com ele, é possível dizer que a música caipira sobrevive, se renova e faz sucesso.
Lista: os 100 maiores momentos da música brasileira.
São cerca de 1.500 programas gravados. O palco do programa recebeu os mais relevantes cantores do gênero – em seu início de carreira, no auge ou em suas últimas participações na TV. A história do programa se confunde com a história do próprio gênero nas últimas décadas. As gravações são capazes de registrar a enormidade de grupos folclóricos existentes no país: folias de reis, reisados, batuques, catiras, cururus e repentes e tantos outros. O repertório musical do Viola Minha Viola forma uma pequena cartografia folclórica brasileira.