Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Carta revela irritação de John Lennon com Paul McCartney e Linda: “Cale a boca”

Escrita no final da década de 1960, e leiloada em 2016, o registro mostra insultos aos Beatles e as brigas entre os casais

Redação Publicado em 01/01/2020, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul Mccartney e John Lennon (Foto: Dalmas Sipa Press / AP Images)
Paul Mccartney e John Lennon (Foto: Dalmas Sipa Press / AP Images)

Quando a briga entre John Lennon e Paul McCartney chegou no auge, os Beatles se separaram completamente. Além do desentendimento entre os dois lendários músicos ter afetado o icônico quarteto, os respectivos relacionamentos da época, com Yoko Ono e Linda, também foram prejudicados.

+++ LEIA MAIS: Paul McCartney diz ter chorado por um ano quando sua esposa morreu

Uma carta, divulgada pelo Express UK, revelou o quão irritado Lennon estava com McCartney e Linda. No registro, o músico diz que "duvida que o casamento deles dure mais de dois anos". 

Escrita no final da década de 1960, e leiloada em 2016, o discurso é uma resposta furiosa de Lennon sobre a carta enviada por Linda a ele. Nela, ele discorre a receptividade que McCartney e Linda tiveram em relação ao casamento entre ele e Yoko Ono e faz alguns insultos ao casal e aos Beatles

+++ LEIA MAIS: Yoko Ono, Linda McCartney e mais: 6 musas que inspiraram grandes astros do rock

Lennon também descartou as realizações e o impacto da banda, dizendo que ele e Yoko tiveram "algo mais inteligente em um ano do que durante toda a era dos Beatles".

Leia a carta abaixo: 

"Queridos Linda e Paul,

Eu estava lendo a sua carta e me perguntei qual fã chata e de meia-idade dos Beatles teria a escrito. Eu resisti de olhar a última página para descobrir – continuei pensando quem era – Queenie? A mãe de Stuart? – A esposa de Clive Epstein? – Alan Williams? – que diabos, foi a Linda!

Você realmente acha que a imprensa está abaixo de mim/você? Você acha isso? Quem você acha que nós/você somos? Espero que você perceba a merda que você e o resto dos meus amigos “gentis” fizeram comigo e Yoko desde que estamos juntos. Nós dois “passamos por cima disso” algumas vezes – e perdoamos vocês dois – por isso é o mínimo que você pode fazer por nós – pessoas nobres. Linda – se você não se importa com o que eu digo – cale a boca! – deixe que Paul escreva – ou tanto faz.

Eu não tenho vergonha dos Beatles – (eu comecei isso tudo) – mas de algumas das merdas que fizemos para tornar [a banda] tão grande – eu pensava que todos nós nos sentimos dessa forma em diferentes graus – obviamente não.

Você realmente acha que a maior parte da arte de hoje surgiu por causa dos Beatles? – Eu não acredito que você é tão louco – Paul – você acredita nisso? Quando você parar de acreditar, você pode acordar! Sempre dissemos que fazíamos parte do movimento – não de todo ele? – Claro, nós mudamos o mundo – mas tente segui-lo também – SAIA DE CIMA DO SEU DISCO DE OURO E VOE!

Não me fale aquela merda de “em cinco anos eu vou olhar para trás como uma pessoa diferente” – você não vê que é isso que está acontecendo AGORA! – Se eu soubesse ANTES o que sei AGORA – você parece ter perdido esse ponto…

Desculpe-me se eu usar o “Espaço dos Beatles” para falar sobre o que eu quiser – obviamente se eles continuarem fazendo perguntas dos Beatles – eu vou responder – e buscar o máximo “Espaço de John e Yoko” que eu puder – eles me perguntam sobre Paul e eu respondo – Sei que alguma coisa parte para o pessoal – mas se você acredita ou não, eu tento responder diretamente – e os pedaços que eles usam são obviamente os pedaços suculentos – eu não me ofendo com seu marido – eu sinto muito por ele.

Eu sei que os Beatles são “pessoas muito agradáveis” – eu sou um deles – eles são grandes ordinários como qualquer outra pessoa – então saia do seu pedestal! – a propósito – tivemos um interesse mais inteligente em nossas novas atividades em um ano do que tínhamos durante toda a era dos Beatles.

Finalmente, sobre não dizer a ninguém que eu deixei os Beatles – PAUL e Klein passaram o dia me persuadindo que era melhor não dizer nada – me pedindo para não dizer nada porque iria “machucar os Beatles” e “vamos deixar que isso passe” – lembra? Portanto, coloque isso em sua pequenina e perversa mente, Sra. McCartney – os babacas me pediram para ficar quieto sobre isso. Claro, o ângulo do dinheiro é importante – para todos nós – especialmente depois de toda a merda que veio de sua família insana/agregados – e que DEUS O AJUDE, PAUL – te vejo em dois anos – eu acho que você já vai ter saído dessa.

Apesar de tudo, amor a ambos,

De nós dois"

+++ LEIA MAIS: Filho achava John Lennon 'hipócrita' por defender a paz, o amor e destruir a própria família


+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'