Convidados traçam paralelos entre o estilo musical e a filosofia usando como fonte as obras de Bob Dylan, Rolling Stones, Radiohead e outros
Entre maio e novembro, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro promove o Filosofia do Rock, uma série de debates com entrada franca durante os quais será analisado o diálogo existente entre a filosofia e um dos estilos musicais mais populares do mundo.
Marcia Tiburi, doutora na área, está encarregada de encabeçar os debates, que terão como convidados a cantora Zélia Duncan, Nelson Motta, Thedy Corrêa e Elisa Gargiulo discutindo as afinidades entre produções de artistas do rock e com algumas das correntes filosóficas do século 20.
"A filosofia é sempre crítica. Sua tarefa é pensar e a ideia destes encontros é pensar o rock, entender a história da juventude, ver em que sentido os jovens de ontem e de hoje se relacionam com o rock, tentar descobrir se o rock ainda tem algo a nos dizer", afirma Marcia Tiburi em comunicado enviado à imprensa.
No primeiro debate, Zélia Duncan falará sobre Cássia Eller, mas ainda serão abordadas as obras de Radiohead, Rolling Stones, Bob Dylan, entre outros. Veja a programação abaixo.
O Filosofia do Rock acontece no Auditório do CCBB Rio e as senhas para os eventos estarão disponíveis com uma hora de antecedência na bilheteria. Mais informações podem ser obtidas no site do CCBB.
Filosofia do Rock
11 de maio, às 18h30 - Cássia Eller, o rock nacional e a filosofia da voz
15 de junho, às 18h30 - Bob Dylan e Walter Benjamin
6 de julho, às 18h30 - Legião Urbana e Michel Foucault
24 de agosto, às 18h30 - As mulheres na história do rock
14 de setembro, às 18h30 - Velvet Underground e as filosofias pós-modernas
12 de outubro, às 18h30 - Rolling Stones e as filosofias negativas
16 de novembro, às 18h30 - Radiohead e Nirvana, Ideologia e Sociedade do Espetáculo
Auditório do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro - Rua Primeiro de Março 66, Centro
Entrada franca
Informações: (21) 3808-2020