A apresentação marca uma das primeiras vezes que o rapper e ator toca a música ao vivo
Na noite da última segunda, 11, Chance the Rapper realizou a 30ª edição do evento gratuito de microfone aberto que ele organiza regularmente na Harold Washington Library Center, em Chicago, Estados Unidos. A entrada era permitida para qualquer jovem que tivesse uma carteirinha do colegial, servido de influência para o envolvimento dos estudantes com as artes.
Na ocasião, o evento teve uma grande surpresa: uma performance exclusiva de Childish Gambino (alcunha rapper do aclamado ator e roteirista da série Atlanta, Donald Glover). Ele apareceu no palco para uma apresentação rara do hit dele cujo vídeo se tornou um viral na internet recentemente, “This is America”.
Ao chamar o companheiro ao palco, Chance – que já colaborou com Gambino em uma música da mixtape Acid Rap, de 2013 – anunciou: “O meu próximo convidado não precisa de introdução”. Logo em seguida, o vocal a capella que dá início à música começou a ser reproduzido, e já era possível ver a plateia correndo enlouquecida para perto do palco.
A música e o clipe, com crítica social implícita, foram divulgados no dia 5 de maio, e já passam de 264 milhões de visualizações no YouTube.
Assista abaixo a uma gravação da apresentação de “This is America”.
thank you @donaldglover for coming to our 30th @socialworks_chi@OpenMikeChicago !!! thank you @chancetherapper for leveraging your celebrity for the youth of Chicago in moments like these. thank you @chipublib@YOUmediaChicago !!! pic.twitter.com/sCMyPVRyF0
— BLACK POWER ranger (@MalcolmLondon) June 12, 2018