Chris Cornell quebrou cinco microfones nas gravações de Superunknown
Michael Beinhorn, produtor do disco, contou em entrevista algumas peculiaridades sobre as sessões no estúdio
Redação
Em entrevista ao programa de YouTube Produce Like A Pro, Michael Beinhorn, produtor que trabalhou com o Soundgarden no disco Superunknown (1994), revelou detalhes impressionantes e peculiares sobre a produção do 4º álbum da banda.
Que a voz do Chris Cornell era potente, todo mundo sabe (ou, se não sabe, é só ouvir qualquer uma de suas músicas), mas segundo Beinhorn, a voz do cantor era tão forte e intensa, que chegou a queimar alguns microfones durante a gravação.
Segundo ele, foi necessário testar várias configurações para que desse certo e, eventualmente, decidiram que, estranhamente, a melhor opção era deixá-lo gravar sozinho na sala de controle do estúdio “sem fones de ouvido e com os amplificadores em fase invertida”.
Pelo que se lembra, Cornell se sentia mais a vontade assim, pois não dava a impressão de ser “um ser excepcional”. E o resultado disso: “Chris conseguiu fritar 5 microfones Neumann U 87. Sim, cinco microfones foram destruídos durante a criação desse disco”
E foi com essa configuração bizarra que foram gravadas todas as faixas vocais do álbum Superunknown.
Veja a entrevista completa com o produtor abaixo.