Músico participou de todos os discos de estúdio da banda de rock progressivo
Baixista, compositor e cofundador do grupo de rock progressivo Yes, Chris Squire morreu nesta domingo, 28, aos 67 anos, um mês depois de ter revelado que sofria de um tipo raro de leucemia. A notícia foi divulgada por Geoff Downes, atual tecladista da banda inglesa.
O Yes confirmou a informação através da página oficial do grupo no Facebook: “É com o mais pesado dos corações e tristeza dolorosa que devemos informar vocês a respeito do falecimento do nosso querido amigo Chris Squire. Ele se foi de forma tranquila, em Phoenix, nos braços da amada esposa Scotty”.
O comunicado cita o músico como “a cola que manteve a banda unida durante todos esses anos”. Squire é o único membro a ter participado da gravação de todos os 21 álbuns de estúdio do grupo, desde o homônimo Yes, de 1969, até Heaven & Earth, do ano passado. Inúmeras mudanças foram feitas entre os integrantes do Yes nesse período.
Em maio de 2014, o baixista declarou que teria de se ausentar da turnê do Yes em conjunto com o Toto para cuidar da saúde. Pela primeira vez, o grupo se apresentou sem ele. À época, Squire foi substituído por Billy Sherwood.