Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Chuck Barris, apresentador original do The Gong Show, morre aos 87 anos

Ele ainda apresentou The Dating Game e The Newlywed Game

Rolling Stone EUA Publicado em 22/03/2017, às 16h38 - Atualizado às 18h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chuck Barris, ex-apresentador do clássico game show <i>The Gong Show</i> - AP
Chuck Barris, ex-apresentador do clássico game show <i>The Gong Show</i> - AP

Morreu na última terça-feira, 21, Chuck Barris. Mais conhecido por apresentar, entre 1976 e 1980, o clássico game show The Gong Show, ele ainda foi o responsável por programas como The Dating Game e The Newlywed Game. Barris tinha 87 anos e sua morte foi associada a causas naturais, conforme foi relatado à agência The Associated Press.

A longa carreira de Barris no show business começou quando ele ainda atuava nos bastidores de programas como American Bandstand. Em 1962, ele ainda foi o responsável pela letra da faixa “Palisades Park”, de Freddy Cannon, que emplacou o terceiro lugar nas paradas norte-americanas. A canção foi regravada por Bruce Springsteen e pelos Beach Boys.

A participação mais emblemática de Barris na TV foi como o apresentador e produtor do The Gong Show. O programa, que foi ao ar de 1976 a 1980 (com um revival em 1988 e 1989, apresentado por Don Bleu), ficou conhecido pelo humor absurdo e pelo seu formato de interativo. Nele, pessoas com talentos estranhos e questionáveis precisavam se apresentar para um jurado formado por três celebridades. Caso a apresentação não fosse boa o bastante, o participante seria interrompido por uma gongo. Os vencedores do concurso ganhavam US$ 516,32, que era o mínimo permitido pelo Sindicado dos Atores.

No entanto, o capítulo mais estranho da vida do apresentador foi registrado na autobiografia dele (Confessions of a Dangerous Mind) e pode não ter acontecido de verdade. Nela, Barris declara que enquanto apresentava o The Gong Show ele levava uma vida dupla como um assassino da CIA, alegando ainda ter matado várias vezes para a agência governamental. Embora a confissão dele nunca tenha sido confirmada (a CIA negou o envolvimento dele em várias ocasiões), o livro inspirou o filme Confissões de Uma Mente Perigosa que foi lançado em 2002 e é dirigido por George Clooney e estrelado por Sam Rockwell.

“Teve uma hora que eu já estava ficando louco de aparecer lá no palco, era lamentável”, disse Barris à Entertainment Weekly, em 2003, sobre a razão de o programa ter sido cancelado em 1980. “Se eu tivesse morrido na época, eu não me surpreenderia se meu obituário dissesse: ‘Gongado. Ele foi gongado. Finalmente gongado’. Mas isso não era eu. Não sou eu.”

Assista abaixo a um episódio do programa.