Murphy e sua esposa Yvonne McGuinness compraram o Phoenix Cinema, amado pelo casal, em Dingle, Irlanda
Artigo publicado em 22 de novembro de 2024 na Rolling Stone, para ler o original em inglês clique aqui.
Cillian Murphy e sua esposa Yvonne McGuinness compraram o histórico Phoenix Cinema em Dingle, Irlanda, para salvar o cinema do fechamento definitivo, informou o Irish Independent na última semana.
"Eu vou ver filmes no Phoenix desde que era garoto, durante as férias de verão," Murphy disse ao veículo. "Meu pai assistiu a filmes lá quando era jovem antes de mim, e já assistimos a muitos filmes no Phoenix com nossos próprios filhos. Nós reconhecemos o que o cinema significa para Dingle."
O Phoenix funcionou na Irlanda por mais de 100 anos, mas fechou em 2021 devido aos custos operacionais cada vez mais altos. Ele estava no mercado há anos antes de Murphy e McGuinness fecharem o negócio para o espaço. O cinema será reaberto em algum momento do próximo ano.
"Queremos abrir as portas novamente, expandir o potencial criativo do local, restabelecendo seu lugar no tecido cultural desta cidade única," McGuinness disse ao Independent. O Phoenix é um dos únicos cinemas na área, e nos últimos anos ele iniciou uma campanha de doações e um abaixo-assinado para tentar manter o cinema aberto.
Murphy, que ganhou o Oscar de melhor ator por seu papel em Oppenheimer (2023) este ano, também tem alguma história com o Phoenix fora de sua infância; o filme de 2009 em que ele estrelou, Perrier's Bounty, estreou no cinema.
Além de agora ser dono de um cinema, Murphy está ocupado com a adaptação cinematográfica da popular série Peaky Blinders (2013), que a Netflix anunciou durante o verão. A data de lançamento do filme ainda não foi confirmada.
"Parece que Tommy Shelby não terminou comigo... É muito gratificante estar colaborando novamente com [o criador da série] Steven Knight e [o diretor] Tom Harper na versão cinematográfica de Peaky Blinders," Murphy disse em um comunicado na época. "Este é para os fãs."