O músico foi homenageado no local onde foi realizado o festival que ele abriu, em 1969
As cinzas de Richie Havens foram espalhadas, com a ajuda de um avião, pelo campo onde foi realizado o festival de Woodstock. De acordo com a agência The Associated Press, 30 parentes de Havens, além de cerca de outras mil pessoas, estiveram presentes na cerimônia, realizada no último domingo, 18.
Havens foi a primeira atração a subir ao palco do evento, em 1969, no norte do estado de Nova York. Na ocasião, ele entrou para a história com sua performance de "Freedom".
O artista havia pedido que suas cinzas fossem espalhadas no local, que hoje se chama Bethel Woods Center for the Arts.
"Apesar de ele ter viajado pelo mundo por décadas, visitando e retornando a muitos lugares, o campo de Max Yasgur, na Cidade de Bethel, Condado de Sullivan, Nova York, sempre permaneceu como o lugar com o qual Richie sentia uma ligação mais profunda", diz o comunicado escrito pela família dele.
Amigos próximos dele, como Danny Glover e Louis Gossett Jr., estavam entre os que fizeram discursos no memorial. O tributo a Havens aconteceu no aniversário de 44 anos do último dia de Woodstock. Havens morreu em abril, vítima de uma parada cardíaca, aos 72 anos.