A música "You're So Vain" levanta um ponto importante: para quem é a indireta?
Como muitas outras estrelas do rock, Mick Jagger tem a fama de ser um tanto convencido. Tanto que ele ajudou a criar uma das faixas mais famosas de Carly Simon, "You're So Vain", que muitas pessoas acreditam ter sido uma "indireta" para ele.
"Você é tão vaidoso /
Eu aposto que você pensa que essa música é sobre você /
Não é, não e, não é?"
Além de exibir as virtuosas habilidades de Simon para compor, "You're So Vain" levanta um ponto importante: sobre quem a música fala? Uma parceria inesperada com Jagger levou grande parte do público a acreditar que o alvo era o próprio vocalista dos Rolling Stones, principalmente porque eles saíram juntos por um tempo.
+++ LEIA MAIS: 5 clássicos do rock ‘roubados’ de outros artistas: Beatles, Deep Purple e mais
Segundo o livro Jagger: Rebel, Rock Star, Rambler, Rogue, em 1972, Mick Jagger foi ao estúdio onde Carly Simon estava trabalhando quando "You're So Vain" já estava quase completa. Portanto, ele gravou somente os vocais de apoio da música.
Afinal, "You're So Vain" é sobre Jagger? Não. Em entrevista ao Washington Post no início da década de 1980 (via CheatSheet), Simon negou categoricamente que Jagger inspirou a música.
+++ LEIA MAIS: De Rolling Stones a Miles Davis: 10 discos icônicos que completam 50 anos em 2019
Finalmente, em 2015, Simon desistiu do fantasma - em partes. Ao Los Angeles Times, a cantora admitiu que o segundo verso de "You're So Vain" é sobre o ator Warren Beatty - outra celebridade com quem ela namorou.
Aqui, Simon canta:
Você me teve há vários anos atrás /
Quando eu era bem ingênua /
Bem, você disse que fazíamos um belo casal /
E que você nunca partiria /
Mas você se livrou das coisas que amava /
E uma delas era eu."
Enquanto isso, os dois outros versos da música falam sobre outros dois homens. Ela não deu mais detalhes, mas deixou claro que nenhum deles é Jagger.
Ouça a música "You''re So Vain" abaixo:
+++ 15 HISTÓRIAS INACREDITÁVEIS (E REAIS) DE OZZY OSBOURNE