Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Clássico de Stanley Kubrick,O Iluminado foi inspirado por série de TV inusitada; conheça

O cineasta tomou várias liberdades ao adaptar o livro de Stephen King e uma das referências dele foi a série Omnibus

Redação Publicado em 07/09/2020, às 08h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Iluminado / Omnibus (foto: Reprodução/ Warner)
O Iluminado / Omnibus (foto: Reprodução/ Warner)

O Iluminado (1980)é mais um filme de Stanley Kubrick do que de Stephen King, e o diretor se inspirou em obras muito diferentes do material original. Kubrick usou apenas o que quis do livro. Quanto ao resto, ele se inspirou em várias fontes. Uma deles foi um série de TV tão distante do mundo do terror que parece improvável a conexão.

Trata-se de Omnibus. O programa de televisão, exibido de 1952 a 1961, apresentava uma programação ao vivo que visava educar o espectador sobre escrita criativa. A grade era diversa e incluía entrevistas com personalidades, performances e trabalhos originais de dramaturgos e autores.

+++LEIA MAIS: Como Doutor Sono resolveu questão que Stephen King odiava em O Iluminado?

No entanto, foi um episódio em particular que inspirou Kubrick, que apresentava uma história do romancista e contista Stephen Crane. Conhecido pelo romance, The Red Badge of Courage, uma história de guerra que às vezes é lida nas escolas. No entanto, uma das obras menos conhecidas foi adaptada para um episódio de Omnibus, um conto chamado "The Blue Hotel".

O conto mostra dois homens jogando pôquer. Um deles está convencido de que o adversário está trapaceando, por isso mata ele. O público passa então a acreditar que o protagonista é paranoico e matou um inocente, mas no final é revelado que as suspeitas dele estavam certas.

+++LEIA MAIS: 40 anos de O Iluminado: como o filme influenciou todo o gênero de terror nos cinemas [ANÁLISE]

Isso inspirou Kubricka criar as maiores distorções de percepção de O Iluminado, contrariando o livro de King. O cineasta faz o público duvidar se Danny realmente enxerga assombrações ou tudo aquilo é fruto da imaginação dele, enquanto o verdadeiro perigo poderia ser a mente do pai, Jack Torrance (Jack Nicholson) se afundando na loucura.

Então, a história tem uma virada no final e os elementos sobrenaturais tornam-se verdadeiros e estão presentes o tempo todo. Os fantasmas são reais e Jack foi controlado por eles. Esse mistério incluído por Kubrick foi muito criticado por Stephen King, mesmo que muitos especialistas digam que o melhor aspecto do filme.


+++ DESAFIO! FREJAT ESCOLHE OS MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO