Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Clipe de "Thriller", de Michael Jackson, será preservado no Congresso dos EUA

Clipe-curta de Michael Jackson integra leva de 25 filmes que se juntam ao acervo audiovisual da Biblioteca do Congresso norte-americano

Da redação Publicado em 30/12/2009, às 12h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O videoclipe de "Thriller", estrelado por Michael Jackson em 1983, vai entrar para a história dos Estados Unidos - desta vez, em caráter oficial.

Dirigido por John Landis, o clipe-curta de 14 minutos - que em 2006 entrou para o Guinness pelo recorde de clipe mais bem sucedido de todos os tempos - está na lista de 25 títulos que serão integrados ao Registro Nacional de Filmes. O arquivo faz parte da Biblioteca do Congresso norte-americano, sob cuidado do bibliotecário James H. Billington, em Washington, D.C.

Anunciada na quarta, 29, a seleção de filmes rebobina a 1911, com o filme mudo Little Nemo, e chega a 1995, com Scracht and Crow, um curta de animação feito por Helen Hill. As informações são do site da revista The Hollywood Reporter.

Outros títulos incluídos na lista: Um Dia de Cão (1975), O Incrível Homem Que Encolheu, clássico de 1957 da ficção científica, Muppets - O Filme (1979) e Era Uma Vez no Oeste (1968).

A nova leva aumenta para 525 o número de obras no arquivo - oficializado em 1989 com o objetivo de preservar filmes representativos na cultura do país. Constam no Registro Nacional de Filmes, basicamente, longas, a exemplo de A Lista de Schindler, 2001 - Uma Odisseia no Espaço e Cidadão Kane. "Thriller" é o primeiro clipe musical incluído no acervo.

Todo ano, o bibliotecário do congresso, James H. Billington, indica 25 produções com importância "cultural, histórica e estética" para se juntarem ao acervo. Não se trata de uma curadoria para escolher "os melhores" filmes estadunidenses de todos os tempos, e sim os mais marcantes na cultura do país.

O Registro Nacional de Filmes tenta, agora, contornar os direitos autorais para garantir a plena inserção de "Thriller". Já tem uma cópia de 1984 do filmete sob seu poder - a ideia é conseguir mais uma para preservação.