LUTO

Clive Revill, voz original do Imperador em Star Wars, morre aos 94 anos

Ator participou de O Império Contra-Ataca e também dublou Alfred em Batman: A Série Animada

Aline Carlin Cordaro (@linecarlin)

Publicado em 27/03/2025, às 12h09
Foto: Bobby Bank/WireImage
Foto: Bobby Bank/WireImage

Clive Revill, ator britânico responsável por dar voz ao Imperador Palpatine em Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980), morreu no dia 11 de março, aos 94 anos, em uma unidade de saúde em Sherman Oaks, distrito de Los Angeles. A informação foi confirmada por sua filha, Kate Revill, ao The Hollywood Reporter. Ele enfrentava um quadro avançado de demência.

Revill foi chamado pelo diretor Irvin Kershner para dublar o Imperador Palpatine em uma das cenas mais importantes do filme, quando Darth Vader, interpretado por James Earl Jones, se comunica com o personagem por meio de um holograma. Na época, a imagem era composta por efeitos visuais experimentais e a voz de Revill foi usada exclusivamente na versão lançada nos cinemas.

“Ele precisava de uma voz para o Imperador, que só apareceria como uma imagem holográfica. Tentei algumas vezes e percebi que funcionava melhor sem nenhuma emoção”, explicou Revill em entrevista de 2015.

A partir do relançamento do filme em DVD, em 2004, a voz de Clive foi substituída pela de Ian McDiarmid, que também assumiu o papel nas trilogias seguintes. Apesar da substituição, o trabalho original do ator marcou fãs da franquia.

“As pessoas se aproximam de mim, peço que fechem os olhos, e então digo: ‘Há uma grande perturbação na Força’. Elas ficam pálidas. Uma quase desmaiou”, contou, na mesma entrevista.

Além de Star Wars, Clive Revill atuou em filmes como Avanti! (1972), ao lado de Jack Lemmon — papel que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro — e The Private Life of Sherlock Holmes (1970), ambos dirigidos por Billy Wilder. Na televisão, ficou conhecido por dublar Alfred Pennyworth em Batman: A Série Animada (1992).

Clive Revill e Jack Lemmon em 'Avanti!'. CRÉDITO: United Artists via Getty Images
Clive Revill e Jack Lemmon em 'Avanti!'. CRÉDITO: United Artists via Getty Images

Revill também teve carreira extensa nos palcos. Estreou na Broadway em 1952 e atuou em sete produções diferentes. Foi indicado duas vezes ao Tony Awards, pelos musicais Irma la Douce e Oliver!.

O ator deixa sua filha, Kate, e uma neta, Kayla.