Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Com 48 quadros por segundo, cinema se aproxima da capacidade do olho humano em O Hobbit

O Hobbit: Uma Viagem Inesperada chegará ao Brasil com a tecnologia em 14 de dezembro; James Cameron também planeja usá-la

Redação Publicado em 26/11/2012, às 16h06 - Atualizado às 20h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bilbo Bolseiro - Divulgação
Bilbo Bolseiro - Divulgação

Maior lançamento do fim de ano, O Hobbit: Uma Jornada Inesperada chega ao país neste dia 14 de dezembro, em algumas salas, com a controversa tecnologia de 48 quadros por segundo.

Saiba quem é quem em O Hobbit: Uma Viagem Inesperada

Nos Estados Unidos, 400 salas terão a tecnologia para exibir o primeiro filme da nova trilogia da Terra Média de Peter Jackson. No resto do mundo – e neste número estão incluídos os cinemas brasileiros – serão outros 500 locais.

No Brasil, duas empresas confirmaram que trarão cópias com os 48 quadros por segundo, a UCI e Cinemark. Delas, apenas a primeira confirmou as cinco cidades que exibirão o filme com essa tecnologia - Rio de Janeiro (New York City Center), Salvador (Orient Iguatemi), São Paulo (Jardim Sul e Anália Franco), Curitiba (Estação) e Recife (Kinoplex Recife Shopping).

A tecnologia também é chamada de High Frame Rate 3D (ou HFR 3D), como explicou a gerente de marketing da rede UCI, Monica Portella. “HFR 3D produz 48 fps [frames, ou quadros, por segundo], ou seja, o dobro do formato atual.”

Com essa tecnologia, as imagens são exibidas em uma velocidade que se aproxima da velocidade com que o próprio olho humano é capaz de absorver as imagens – algo que pode causar um pouco de estranhamento no primeiro momento.

Ainda que a tecnologia não esteja completamente aceita, Monica acredita que o HFR 3D representa “um avanço tecnológico na experiência cinematográfica”.

Segundo o The Hollywood Reporter, não é apenas Peter Jackson que mergulha nessa nova técnica, que também estará presente nos dois outros filmes da trilogia de O Hobbit, a ser lançados em 2013 e 2014, respectivamente. O sempre interessado em novidades James Cameron, que revolucionou o 3D com o seu Avatar, lançado em 2009, planeja usar o HFR 3D nas sequências do filme.