O diretor Danny Boyle foi escalado para participar da cinebiografia musical baseada na história da gravadora Creation Records
Danny Boyle, diretor de Trainspotting, está escalado para mergulhar no universo bastante particular da gravadora Creation Records, responsável por lançar bandas como Oasis, Primal Scream e The Libertines.
O filme se chamará Creation Stories e será baseado na autobiografia de Alan McGee, o gênio criador da gravadora, chamada The Creation Records Story: Riots, Raves and Running a Label.
O clássico Trainspotting dialoga com esse momento do surgimento da Creation Records, de uma juventude perdida filhos da classe trabalhadora e conservadora do final dos anos 1980 e início dos anos 1990.
A Creation Records estava no epicentro de toda a revolução musical que sacudiu o Reino Unido na mesma época, com o surgimento de bandas como a guitarreira The Jesus & Mary Chain, o Primal Scream e sua fusão de psicodelia, shoegaze e música eletrônica e, principalmente, o Oasis, responsável por encabeçar o britpop ao lado do Blur.
Depoimentos de músicos que viveram intensamente aqueles anos com a Creation Records dizem que nunca viram um lugar como aquele, com festas e drogas espalhadas por cada cômodo da sede.
Irvine Welsh, autor do livro Trainspotting, posteriormente adaptado por Boyle para o cinema, será o roteirista de Creation Stories. Ewen Bremner, que vivia o Spud, de Trainspotting, será o responsável por dar vida a Alan McGee.
McGee era uma figura carismática e festeira bastante particular daquele final dos anos 1980 na Inglaterra. Sua atitude de viver os dias de ouro do punk o colocava como uma espécie de Malcolm McLaren, responsável pelo surgimento do Sex Pistols.
"É a história de ambição sem limites, tormentos psicológicos, drogas, falência, políticos e como um sujeito saído de Glasgow (na Escócia) mudou o rosto da cultura britânica", explica o anúncio do filme.
As filmagens terão início no fim de maio, em Londres. Ainda não há previsão de estreia.