Com protestos acontecendo ao redor do mundo, também é possível contribuir com as iniciativas pelas redes sociais ou com doações
Na última semana, milhares de manifestantes foram às ruas na Europa, Austrália, Coreia do Sul e Japão em apoio aos protestos Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, em português) nos Estados Unidos. No Brasil, o movimento também ganhou grande repercussão e a população foi às ruas protestar por João Pedro, de 14 anos, morto pela polícia no Rio de Janeiro, e George Floyd, asfixiado por um policial norte-americano.
+++ LEIA MAIS: Novos hinos de protesto: como artistas responderam ao assassinato de George Floyd
As manifestações têm como cunho contestar a brutalidade policial e o racismo sistêmico e já movimentam várias campanhas antirracistas, contribuições a ONGs e outros. No entanto, o mundo vive simultaneamente uma pandemia do novo coronavírus. Especialistas têm alertado que as manifestações tendem a aumentar a disseminação do vírus, visto que a curva de crescimento, no Brasil, ainda está em crescimento.
Por isso, caso você compareça em algumas dessas aglomerações, é importante garantir a sua segurança e a das pessoas que estarão ao seu redor. A principal recomendação é o uso (correto) de máscaras, o uso de álcool em gel, e tentar manter dois metros de distância das pessoas e evitar o contato físico. Também é aconselhável que os manifestantes considerem o auto-isolamento durante 14 dias.
Vários guias estão circulando sobre o que vestir e levar durante os protestos, veja alguns abaixo:
via @rogercipopic.twitter.com/tzm7BuPlbV
— emicida (@emicida) June 7, 2020
Se cuidem!! pic.twitter.com/0u8xlAKp4P
— lay (@LayMrt) June 7, 2020
Caso você decida permanecer em casa, também é possível contribuir com os movimentos sociais como o Black Lives Matter e organizações antirracistas pela internet. O site Vidas Negras Importam, traduzido para o português, também reúne um conjunto de informações e um mapa de protestos, petições e organizações. Além disso, é possível acessar páginas educativas por uma bibliografia comunitária no Google Drive. Veja aqui.
Organizado pela família de George, o dinheiro será destinado a despesas do funeral, acompanhamento psicológico e processos judiciais, enquanto eles buscam justiça para George Floyd. Doe aqui.
Atualmente, a organização está arrecadando para o GoFundMe, que tem como objetivo "desenvolver e distribuir recursos educacionais", "fornecer ajuda de emergência a comunidades negras que sofrem a maior parte da crise do Coronavírus". Doe aqui.
A iniciativa está levantando dinheiro para apoiar pessoas negras que enfrentam problemas de saúde mental. Doe aqui.
Rede de apoio a empreendedores, profissionais negros/as e comunidades negras em vulnerabilidade no Brasil. Doe aqui.
Comunidade cultural voltada para ações de combate ao genocídio negro e indígena. Conheça aqui.
Age na defesa do empoderamento educacional e em prol da igualdade de oportunidades e justiça racial. Conheça aqui.
Promove a reunião de entidades do movimento negro de todo o Brasil para a incidência política no Congresso Nacional e em fóruns internacionais. Conheça aqui.
Arrecadação financeira para coordenadores/as, professores/as e estudantes de cursinhos comunitários que estão sem fonte de renda. Saiba mais e doe aqui.
O projeto "Adote uma Favela" fusca o fortalecimento das periferias por meio da distribuição de alimentos e itens básicos de higiene. Saiba mais e doe aqui.
* Para as petições fora do Brasil, aqui estão alguns códigos postais para uso: 90015 - Los Angeles, California, 10001 - New York City, New York e 75001 - Dallas, Texas.
+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE