O oitavo disco do Fab Four foi lançado no mesmo ano do álbum de estreia do Pink Floyd, 1967
Os Beatlesconquistaram inúmeros fãs ao redor do mundo, mudaram a história da música e se transformaram em uma referência para diversas outras bandas que almejavam ter sucesso com o rock ‘n’ roll, entre elas, o Pink Floyd.
O Ultimate Guitar transcreveu uma entrevista de rádio feita com o baterista Nick Mason, que relembrou o álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, do Fab Four, foi definitivo para a criação do disco de estreia da banda, The Piper at the Gates of Dawn.
“Gravamos nosso primeiro álbum no Abbey Road Studios e, no final do corredor, os Beatles faziam Sgt. Pepper's. Fomos convidados para visitar os 'deuses' e eles estavam gravando a música 'Lovely Rita'. Foi um momento crucial, porque, sem os Beatles, nós talvez não existiríamos."
As duas obras foram gravadas no mesmo estúdio e surpreenderam o mundo da música ao serem lançadas em 1967. O baterista conta que o oitavo disco de Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr transformou a visão do mercado em relação ao desempenho dos discos, os quais normalmente eram menos valorizados que os singles.
“Pois Sgt. Pepper's foi o álbum que mudou a cara da indústria fonográfica. Até então, o foco era nos singles. Esse foi o primeiro álbum que vendeu mais que singles e permitiu que bandas como nós tivessem mais tempo e liberdade em estúdio, para fazer o que queríamos”, disse o Mason.
Ele completou: “Sgt. Pepper's era extraordinário e havia a importância de se ter um álbum dos Beatles. Não se tem algo assim atualmente. A música era importante, pois havia menos competição naquela época. Não existiam videogames e só tinham alguns filmes e programas de TV. A música era importante, era notícia de primeira página".
+++ RUBEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL