Como foi a morte chocante e a volta do Superman nas HQs da DC?
A Morte e Retorno do Superman é um dos arcos mais famosos da DC Comics
Redação
Publicado em 30/07/2020, às 13h30A Morte do Superman(1992) é sem dúvida uma das maiores histórias em quadrinhos da DC Comics. O rumor sobre a história foi vazado meses antes do evento real e por isso a morte do Superman recebeu cobertura sem precedentes de TV, jornais e monólogos de comediantes noturnos.
A incrível atenção atraiu muitos novos leitores para o Homem de Aço. Dado o alto nível de publicidade em torno do evento, no entanto, a DC decidiu que não poderia trazer o Superman de volta imediatamente e estragar o drama.
+++LEIA MAIS: Por que, afinal, o Superman usa um traje negro no Snyder Cut de Liga da Justiça?
Em vez disso, eles deixaram a história se estender por meses, destacando o funeral do herói, as consequências de sua morte e a chegada de vários sucessores, alguns dos quais alegavam ser o verdadeiro Superman. Embora esse enredo tenha sido adaptado para filmes de ação e animação, vamos ver como esses eventos se desenrolaram originalmente.
Surpreendentemente, a morte de Superman não chegou pelas mãos de um inimigo clássico como Lex Luthor ou Brainiac, mas de um vilão completamente novo, Apocalypse, que surgiu do nada.
Os quadrinhos posteriores lhe dariam ao vilão novo uma origem que o ligaria a Krypton - revelando que ele era uma criatura geneticamente modificada que havia sido criada durante a era pré-histórica do planeta.
Com o objetivo de se tornar a melhor máquina de matar pelo cientista Bertron, a criatura foi colocada no ambiente hostil de Krypton, onde morreu, apenas para ser clonada novamente por Bertron repetidamente, até que o ciclo de morte e vida obrigasse a criação a evoluir rapidamente para uma forma incrivelmente poderosa, capaz de suportar temperaturas extremas, ataques brutais, falta de comida e até de ar.
+++LEIA MAIS: Snyder Cut - Todos os personagens que foram cortados de Liga da Justiça em 2017
Apocalypse derrubou o resto da Liga da Justiça e vagou até Metropolis, mas o Superman o seguiu. Em uma luta titânica que devastou vários edifícios simplesmente pelas ondas de choque de seus golpes, o Homem deAço finalmente conseguiu dar um golpe fatal, mas ao custo de sua própria vida:
Depois de um velório emocionante com todos os heróis, houve um surgimento de novos 'Supermen' para preencher o vazio deixado por Clark Kent. Eles tinham diversas origens e maneiras diferentes de imitar o herói.
O Superboy era um clone de Clark em idade adolescente, o Superman Ciborgue era um robô feito com partes orgânicas que imitam o herói. Já Aço era John Henry Irons, um bilionário armamentista que construiu um traje estilo o do Homem de Ferro e o Erradicador era um robô de Krypton que é acionado após a morte de Clark e copia o corpo dele ao colocá-lo numa urna tecnológica na Fortaleza da Solidão:
Com o tempo, o Superman Ciborgue se mostrou um vilão, criado e controlado pelo alienígena Mongul. Após trair a Liga da Justiça e ameaçar o mundo, felizmente o Superman original retorna dos mortos para impedir o plano maligno:
Acontece que a máquina que o Erradicador usou para copiar o corpo de Clark também inundou ele com radiação, trazendo o herói de volta de um coma curativo. Os quatro Supermen, juntos, conseguem vencer o ciborgue e restaurar completamente os poderes do Homem de Aço.
Para uma história nascida em parte de um frenesi da mídia, A Morte e Retorno do Superman é uma história épica, cheia de emoções humanas para equilibrar a ação ininterrupta.
O interesse pelo herói estava em declínio na década de 1990, mas sua morte - e o poder subsequente de suas histórias posteriores - ajudaram a lembrar ao mundo por que eles precisavam de um Superman.
+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS