Os dois discos foram lançados em 1967 e mostraram a potência de Hendrix
Depois do elogiado disco de estreia Are You Experienced (1967), Jimi Hendrix lançou o ousado Axis: Bold as Love (1967). O álbum foi resultado de duas combinações: LSD e ficção científica.
A composição do LP foi - inteiramente - influenciada pelo alucinógeno. Em entrevista de 1967, Jimi revelou: "Eu apenas o usei para certas coisas, como um passo para ver as duas coisas". O músico deixava claro que queria que a consciência dele alterasse para conseguir sentir novas emoções e passar isso posteriormente para o público.
Ao escrever as faixas do disco, produções de ficção científica foram essenciais. "Up From The Skies", por exemplo, apresenta sons de aliens. Em todo o álbum Jimidiz querer descobrir mais do mundo e da mente.
Além disso, Eddie Kramer, o engenheiro de áudio do disco, relembrou que o produtor Chas Chandler foi uma peça-chave no álbum.
+++ LEIA MAIS: Quanto Jimi Hendrix ganhou para ser headliner do Woodstock 1969?
“Eu acho que Chas foi um herói desconhecido em toda a carreira de Jimi Hendrix. Ele realmente ajudou Jimi a se desenvolver. Ele era o homem com paciência e coragem para ajudar Hendrix nas composições, dar livros de ficção científica para despertar a imaginação e sentar com ele dia após dia e deixá-lo ser criativo”, disse Kramer.
Axis: Bold as Love é uma obra-prima. A arte psicodélica da capa e as letras íntimas e imaginativas combinam com a química do grupo e a tecnologia de estúdio da época.
+++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 2), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL