Nesta vertente das fanfics, os escritores buscam formas criativas para matar os personagens favoritos deles
No estranho e curioso universo das fanfics, existe uma categoria chamada deathfics. O conceito do gênero literário da internet é simples: contar histórias detalhadas sobre as piores maneiras de matar os personagens.
De acordo com uma reportagem do site The Atlantics, as motivações para a criação de uma deathfics também são diversas. Muitos usuários escrevem histórias trágicas para intensificar o luto por um personagem querido ou explorar emoções e traumas pessoais por meio das narrativas. Diferente das narrativas originais, os textos amadores proporcionam controle total sobre a trajetória dos personagens e as emoções proporcionadas.
+++ LEIA MAIS: 3 ships de Harry Potter que não fazem sentido (e 2 dois incríveis)
Rachel, uma fonte anônima da reportagem, revelou que chorou por horas depois de ler pela primeira vez uma história sobre o universo de Harry Potter, em que Draco Malfoy é assassinado pelo próprio pai.
Porém, anos mais tarde, ela se viu atraída justamente pela tragédia inesperada das deathgrips e passou a escrever textos sobre os mais diversos personagens como objetivo de provocar as emoções mais profundas dos leitores.
"O propósito da deathfic é criar um contexto emocional em que a queda do personagem nos atinge diretamente em casa e a sensação de perda é real", escreveu um perfil no site LiveJournal.
Nos sites Wattpad, Archive of Our Own e, principalmente, Tumblr, é possível encontrar histórias sobre o renascimento de Rihanna como um messias moderno ou contos de fantasmas envolvendo integrantes de grupos de K-Pop .
Segundo o The Atlantics, é difícil mapear a quantidade de deathfics que existem na internet, mas é possível identificar o perfil dos autores. Em 2010, o FanFiction.Net realizou uma pesquisa e concluiu que 80% dos usuários, normalmente anônimos, se identificam como mulheres.
+++ LEIA MAIS: Tuíte descreve padrão nos filmes de Scorsese, e fãs do diretor ficam irritados
Apesar das discussões e polêmicas, não existem regras ou normas para escrever uma deathfic e todo tipo de conteúdo é permitido, como estupro, incesto, violência gráfica e suicídio.
E o resultado das deathfics é uma mistura bizarra de tristeza e satisfação. Mesmo depois de ter os sentimentos revirados, os fãs elogiam os autores e escrevem: "Meus olhos estão completamente vermelhos, inchados e eu tive que deixar a sala para soluçar sem acordar todos… É lindo".
+++ SESSION ROLLING STONE: RUBEL TOCA MANTRA