Música reuniu 45 artistas para combater fome na África
"We Are The World" foi uma iniciativa de 45 artistas norte-americanos para combater a fome na África. Escrita por Michael Jackson e Lionel Richie, a música foi a maior mobilização da história do pop.
Tornou-se um dos singles mais vendidos de todos os tempos, com 7 milhões de cópias comercializadas só nos Estados Unidos. Rendeu cerca de US$ 55 milhões, e foi o primeiro single certificado com “platina múltipla” e “platina quádrupla” pela Recording Industry Association of America.
+++LEIA MAIS: Lionel Richie e Quincy Jones regravarão "We Are the World" em prol do Haiti
No entanto, só chegou no topo do Hot 100 da Billboard quando, em 5 de abril de 1985, cinco mil rádios ao redor do mundo se organizaram para tocar “We Are The World” simultaneamente. Além disso, a faixa alcançou mais 80 milhões de pessoas ao ser distribuída pela Muzak para tocar em elevadores e como música de fundo em escritórios.
Centenas de pessoas se aglomeraram em frente a uma catedral em Nova York para cantarem juntos. Até o Presidente dos EUA na época, Ronald Reagan, quem não havia escutado a música até então, ficou emocionado e pediu para transmiti-la às Forças Aéreas.
+++LEIA MAIS: Lionel Richie será homenageado em Harvard
Era janeiro de 1985. Michael Jackson tinha atingido sucesso mundial com Thriller (1982), Lionel Richie estava no topo da carreira com “Hello,” e Cyndi Lauper ganhava espaço com “Girls Just Wanna Have Fun.” Era também o ano no qual a fome assolava a África, especialmente a Etiópia, país em guerra civil na época.
Nesse contexto, a União dos Artistas pela África (USA for Africa) começou uma iniciativa para combater a fome no continente. O cantor e ativista Harry Belafonte teve a ideia de juntar grandes nomes da música norte-americana, colocá-los para cantar juntos e doar o lucro. Assim, nasceu "We Are The World." A direção do projeto foi do produtor Quincy Jones; ele também selecionou quem escreveria a canção.
+++LEIA MAIS: O que foi 'We Are The World' e por que marcou a história da música?
Michael Jackson, Lionel Richie e Stevie Wonder foram os escolhidos. O último desistiu da composição por questões de falta de tempo. Então, Jackson e Richie se reuniram e, em poucos dias, a canção estava pronta.
Mais tarde, Jackson revelou como compôs as melodias, instrumentos e letra praticamente sozinho: “Fui em frente mesmo sem Lionel saber, não consegui esperar. Comecei e terminei a noite com a canção já completa - percussão, piano, cordas e a letra do refrão.”
+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes
No dia 28 de janeiro de 1985, 45 das maiores estrelas dos EUA foram a um estúdio na Califórnia. Entre eles, estavam Bob Dylan, Bruce Springsteen, Tina Turner, Diana Ross e Billy Joel, além dos previamente mencionados. O coro contou com todos os irmãos de Michael Jackson, Lindsey Buckingham, entre outros.
“Deixem os egos para fora.” Esse era o aviso colado na porta para lembrar os artistas do propósito maior. No final, surtiu efeito. Apesar de alguns atritos sobre como alguém deveria cantar alguma parte, o grupo trabalhou harmoniosamente.
+++LEIA MAIS: 36 anos de ‘We Are The World’ - 5 curiosidades dos bastidores da gravação [FLASHBACK]
+++ KONAI: 'ESTAMOS EM PRESSÃO CONSTANTE PARA SER O QUE NÃO É NOSSO NATURAL' | ENTREVISTA