Infame peça está exposta no Hall da Fama do Rock and Roll, nos Estados Unidos
Lady Gaga teve muitos looks memoráveis e estranhos nos últimos anos, mas é inegável que a roupa mais estranha da cantora até o momento é o vestido feito de bife cru que ela usou no MTV Video Music Award, em 2010. Pouco após o show, o Hall da Fama do Rock and Roll mostrou interesse em adquirir a peça, mas se deparou com um simples problema: como você preserva uma vestimenta que já está se decompondo?
Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil - na íntegra e gratuitamente!
Dois meses após o VMA, o Hall da Fama contratou o taxidermista Sergio Vigilato, de Burbank, Califórnia, para iniciar o processo de limpeza e preservação do vestido. Em uma entrevista ao jornal Los Angeles Times, Vigilato explicou que quando o vestido foi entregue à sua loja, a American Taxidermy, havia sido congelado há semanas. Vigilato descongelou a carne, e a tratou com alvejante, formaldeído e detergente antes de remoldá-la para voltar ao design original criado por Franc Fernandez e o estilista de Gaga, Nicola Formichetti. Uma vez montado, ele tingiu-o de vermelho escuro, para se assimilar à cor que a carne apresentava quando a cantora utilizou o vestido.
Desde então, o vestido está exposto no Hall da Fama do Rock, em Cleaveland, na exposição Women Who Rock: Vision, Passion, Power. A mostra ficará em cartaz até fevereiro de 2011.