Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Como um processo contra Led Zeppelin afetou Ed Sheeran?

Led Zeppelin e Ed Sheeran foram processados por plágio - e o resultado de uma batalha judicial passou a depender completamente da outra

Rolling Stone EUA Publicado em 05/07/2019, às 16h53 - Atualizado em 11/12/2021, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ed Sheeran e Led Zeppelin (Foto: AP)
Ed Sheeran e Led Zeppelin (Foto: AP)

Ed Sheeran e Led Zeppelin protagonizaram dois dos maiores processos por violação de copyright no mundo da música - e os casos aparentemente não tem ligação, porém, passaram a depender completamente um do outro.

Em 2019, um juiz de Manhattan cancelou o julgamento jurídico marcado no caso contra “Thinking Out Loud” de Ed Sheeran, dizendo que queria primeiro esperar a resolução do caso de “Stairway to Heaven” do Led Zeppelin. 

+++ LEIA MAIS: Há 37 anos: Led Zeppelin enfrentava acusações de satanismo em Stairway To Heaven 

Durante seis anos, a banda de rock enfrentou um processo sob a acusação de ter plagiado o riff de abertura de "Taurus", do grupo Spirit, em "Stairway To Heaven." Iniciado em 2014, a batalha apenas se encerrou em 2020, quando a banda ganhou os direitos autorais da música.  

Mas antes desse caso ser concluído, Sheeran recebeu um processo em 2016 dos herdeiros de Ed Townsend, os quais alegaram que a música “Thinking Out Loud”, de 2014, pegou a maior parte de sua harmonia e ritmo de “Let’s Get It On”, música de Marvin Gaye lançada em 1973, co-escrita por Townsend. 

+++ LEIA MAIS: Como a era do streaming está salvando Led Zeppelin e outras bandas antigas do esquecimento? 

Apesar da batalha de Zeppelin ter um desfecho, Sheeran ainda não conseguiu encerrar a batalha dele na justiça. Em 2021, Sheeran até tentou entrar com um recurso e pediu para um dos três processos contra ele fosse retirado, porém, ele teve o pedido negado e o caso colocado em suspensão. (Via  Folha de S.Paulo)

Há inúmeras maneiras para o caso “Thinking Out Loud” terminar. Sheeran já fechou um acordo por outro de seus hits, “Photograph”, no valor de US$ 20 milhões em 2017. 

+++ LEIA MAIS: 5 músicas famosas processadas por plágio: de Beatles a Miley Cyrus [LISTA]