Trailer exclusivo para os cinemas brasileiros não estaria de acordo com as recomendações do Conar
No último dia 7 de julho, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) teria banido um trailer de Barbie. O comercial em questão era um exclusivo para os cinemas brasileiros em sessões com a classificação indicativa para menores de 12 anos.
No entanto, na última segunda-feira, 11, o próprio Conar suspendeu a proibição após a Warner Bros. informar que o Ministério da Justiça e Segurança Pública conferiu classificação etária livre.
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No video, crianças aparecem brincando com bonecas, até que uma delas quebra a cabeça dos brinquedos. A suspensão aconteceu após o Conar receber uma denúncia de um consumidor alegando que o trailer não estava conforme as recomendações da Seção 11 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
O Código determina que nenhum anúncio publicitário poderá desmerecer valores sociais positivos, como amizade, urbanidade, honestidade, justiça, generosidade e respeito a pessoas, animais e ao meio ambiente (via G1).
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Assim, a relatora da representação ética do Conar afirmou que o trailer está em exibição ostensiva para o público infantil e com cenas de não-urbanidade, ausência de boas maneiras e ato violento ou inseguro, em referência à cena da criança quebrando a cabeça da boneca.
De acordo com o G1, a assessoria do Conar afirmou que a decisão de suspender o banimento do trailer foi tomada "diante da informação trazida pela anunciante, de que o Ministério da Justiça e Segurança Pública conferiu classificação etária livre ao filme e seu trailer, tendo informado que tal medida também incluiria especificamente o teaser publicitário objeto da representação do Conar".