The Sound Strike, organizado pelo vocalista do Rage Against the Machine, consiste no boicote de músicos para shows no estado; Michael Moore, Kanye West e Sonic Youth integram lista
O frontman do Rage Against the Machine, Zack de la Rocha, convocou um grupo para protestar contra a nova lei de imigração do estado norte-americano do Arizona. Junto a ele estão nomes como Michael Moore, Kanye West e Sonic Youth.
Os atuais protestos no estado estão ocorrendo acerca da nova lei de imigração aprovada, que dá aos policiais do Arizona amplo poder de abordar pessoas suspeitas de estarem ilegais na região, sem necessitar de provas - fato que pode levar, acreditam os protestantes, a um abuso de autoridade, entre outros problemas.
O ato organizado pelo vocalista consiste no boicote dos artistas, que não se apresentarão no estado até que a lei SB 1070, promulgada pela governadora republicana Jan Brewer em 23 de abril, seja alterada. O movimento foi intitulado The Sound Strike e o grupo organizou uma petição, disponível no site Thesoundstrike.net.
"Muitos de nós cresceram lidando com discriminação racial, mas esta lei leva a questão a uma nova discussão", escreveu o vocalista do Rage Against the Machine. "Se outros estados seguirem a mesma direção tomada pelo governo do Arizona, retrocederemos a uma realidade anterior a dos direitos civis. Essa lei perversa veio do mesmo governo do Arizona que se recusou a reconhecer o dia de Martin Luther King Jr. como feriado nacional."
Veja abaixo a lista dos artistas que integram, até o momento, o Sound Strike:
Cypress Hill
Juanes
Conor Oberst
Los Tigres del Norte
Rage Against The Machine
Cafe Tacvba
Michael Moore
Kanye West
Calle 13
Joe Satriani
Serj Tankian
Rise Against
Ozomatli
Sabertooth Tiger
Massive Attack
One Day as a Lion
Street Sweeper Social Club
Spank Rock
Sonic Youth
Tenacious D